Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Bombeiros de Lucas do Rio Verde alertam para riscos de quedas em trabalhos e reparos domésticos
Imagem: João Ricardo
Bombeiros de Lucas do Rio Verde alertam para riscos de quedas em trabalhos e reparos domésticos
Após novo acidente de trabalho, militar da 13ª CIBM reforça a importância do uso de EPIs e de acionar profissionais para serviços em altura
Por João Ricardo
13 de Novembro de 2025 às 17:27
O Corpo de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (13ª CIBM) emitiu um alerta reforçado sobre os cuidados essenciais em atividades realizadas em altura, abrangendo tanto canteiros de obras quanto reparos e limpezas domésticas. A orientação foi dada pelo soldado BM Verejão, após o atendimento a um recente acidente de trabalho no município.
O militar detalhou que a ocorrência mais recente envolveu a queda de um trabalhador de uma altura de aproximadamente quatro metros. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura no ombro esquerdo e foi encaminhada ao Hospital São Lucas para atendimento médico. “Graças a Deus não foi tão grave, o paciente está bem. Mas requer muito cuidado quando se trata de altura, pelo fato de usar os EPIs corretos — cinto de segurança, cadeirinha e todos os equipamentos fornecidos pela empresa”, destacou o soldado Verejão.
O bombeiro ressaltou que as precauções se estendem aos moradores que realizam serviços em suas residências, especialmente neste período de final de ano, quando a busca por limpezas e pequenos reparos aumenta. “O ideal é chamar um profissional. Às vezes a pessoa não tem experiência em subir no telhado ou mexer na calha, e acaba se acidentando. Quem trabalha com isso todos os dias já tem seus próprios cuidados e equipamentos de segurança”, explicou.
Verejão alertou que mesmo quedas de baixas alturas podem ter consequências graves. “A altura não importa. Dependendo da forma como a pessoa cai, pode bater a cabeça e sofrer um traumatismo craniano”, enfatizou, sublinhando a seriedade de qualquer tipo de tombo.
Em caso de emergência, a recomendação é imediata: acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “A primeira coisa é ligar, acionar o Corpo de Bombeiros. E até a nossa chegada, é importante isolar o local e conversar com a vítima, mantendo ela calma”, finalizou o militar.