Mato Grosso lidera geração de empregos no Centro-Oeste em junho
O setor da Agropecuária foi o grande destaque do mês, responsável por 4.710 novas vagas de trabalho.
Por João Ricardo
02 de Agosto de 2024 às 10:18
O mercado de trabalho mato-grossense continua aquecido. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, Mato Grosso registrou um saldo positivo de 9.674 empregos com carteira assinada em junho, liderando a geração de vagas na região Centro-Oeste.
Agropecuária impulsiona geração de empregos
O setor da Agropecuária foi o grande destaque do mês, responsável por 4.710 novas vagas de trabalho. Em seguida, o setor de Serviços contribuiu com 1.414 novas posições.
O resultado positivo se deve à combinação de fatores como a força do agronegócio mato-grossense, as políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico do governo estadual e a qualificação da mão de obra.
Acumulado do ano é positivo
No acumulado do ano, de janeiro a junho, Mato Grosso gerou 41,7 mil novas vagas de trabalho, demonstrando a solidez do mercado de trabalho mato-grossense.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, atribui esse resultado positivo às ações do governo estadual para fomentar o desenvolvimento econômico e gerar emprego e renda.
"Mato Grosso é o Brasil que dá certo", afirmou Miranda. "Estamos prospectando negócios, capacitando a população e criando um ambiente favorável para os investimentos. O resultado é um mercado de trabalho aquecido e uma das menores taxas de desemprego do país."
Mato Grosso com uma das menores taxas de desemprego do Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego em Mato Grosso é de apenas 3,7%, uma das menores do país. Esse resultado é fruto de um conjunto de fatores, como a diversificação da economia, o crescimento do setor de serviços e a qualificação da mão de obra.