Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
19:02
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →Vacinação na gestante: Proteção essencial para a mãe e o bebê

Vacinação na gestante: Proteção essencial para a mãe e o bebê

Aumento de casos de coqueluche reforça a importância da imunização na gestante; todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde

Por João Ricardo
31 de Janeiro de 2025 às 07:16

A gravidez é um período especial na vida de qualquer mulher, e para garantir que essa fase transcorra com segurança, alguns cuidados são fundamentais. Além do acompanhamento pré-natal, as gestantes devem manter o calendário vacinal atualizado, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com Cláudia Engelmann, supervisora da Vigilância em Saúde, a vacinação tem um papel essencial no fortalecimento do sistema imunológico materno e na proteção do bebê. Entre as imunizações recomendadas, a vacina dTpa é uma das mais importantes, pois protege contra difteria, tétano e coqueluche. Ela deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, em todas as gestações, ou nos primeiros 45 dias após o parto (puerpério).

O alerta para a vacinação se intensificou em Lucas do Rio Verde após a confirmação de dois casos de coqueluche em bebês menores de um ano. Dados do Painel Epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que os casos da doença aumentaram significativamente: de 214 registros em 2023 para 6.504 em 2024, um crescimento de 30 vezes, com 29 óbitos confirmados.

A coqueluche é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis, altamente transmissível. Bebês menores de um ano, especialmente aqueles com menos de seis meses, correm maior risco de desenvolver formas graves da doença, que pode ser fatal.

Além das gestantes, a vacina dTpa também está disponível para profissionais da saúde e trabalhadores da educação que atuam com crianças de até quatro anos. "Infelizmente, estamos enfrentando uma queda nos índices de vacinação, o que tem levado ao retorno de doenças que poderiam ser prevenidas", alerta Engelmann.

Outras vacinas também são recomendadas para gestantes, incluindo:

Dupla adulto (dT): protege contra tétano e difteria;

Hepatite B: previne a transmissão do vírus da hepatite;

Influenza: reduz os riscos de complicações respiratórias na gestante;

Covid-19: fundamental para evitar complicações da doença.

Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. A unidade de saúde do bairro Tessele Junior oferece um horário ampliado, atendendo até às 19h durante a semana e das 13h às 18h nos finais de semana e feriados.

Veja mais

SAÚDE
1.
Vacina contra a Gripe está disponível para todos desde desta terça-feira (01)
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Supercopa Mato Grosso está com inscrições abertas em Lucas
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Incêndio em área urbana de Lucas do Rio Verde é controlado pelo Corpo de Bombeiros
MATO GROSSO
4.
Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT
SAÚDE
5.
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz