Notícias→MATO GROSSO →Mato Grosso tem 1,19 milhão de inadimplentes, mas registra leve redução no número de devedores
Mato Grosso tem 1,19 milhão de inadimplentes, mas registra leve redução no número de devedores
O estudo revela que 39,5% dos inadimplentes estão com dívidas pendentes há um a três anos.
Por João Ricardo
11 de Março de 2025 às 09:26
O número de inadimplentes em Mato Grosso atingiu 1,19 milhão em fevereiro, o equivalente a 45,77% da população do estado. Apesar do índice elevado, houve uma leve redução de 1,37% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número de devedores era de 1,20 milhão. Os dados são de um levantamento divulgado nesta segunda-feira (10) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabá.
Atualmente, a soma das dívidas em aberto no estado chega a R$ 2,67 milhões, com um débito médio de R$ 5,2 mil por pessoa inscrita no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No último mês, 239 pessoas regularizaram sua situação financeira e recuperaram a capacidade de crédito.
Perfil da inadimplência
O estudo revela que 39,5% dos inadimplentes estão com dívidas pendentes há um a três anos. Quanto ao perfil dos devedores, 53,8% são homens, predominantemente na faixa etária de 30 a 49 anos.
Embora Mato Grosso tenha registrado uma leve melhora, o cenário da inadimplência na região Centro-Oeste segue uma tendência oposta, com alta de 6,03% no número de devedores.
Principais setores das dívidas em Mato Grosso:
- **Bancos**: 51,03%
- **Comércio**: 24,44%
- **Serviços essenciais (água e energia elétrica)**: 11,09%
O levantamento reflete o impacto da inadimplência na economia do estado e a necessidade de medidas para ampliar a recuperação de crédito da população.