Dia dos Namorados aquece comércio mato-grossense com aumento de 43% nas compras
Crescimento impulsionado por diversos setores, com destaque para vestuário, cosméticos e acessórios
Por João Ricardo
25 de Maio de 2024 às 09:27
O Dia dos Namorados se aproxima e, com ele, a expectativa de um aumento significativo nas vendas no comércio e serviços de Mato Grosso. Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) revela que os consumidores mato-grossenses estão dispostos a investir mais na data este ano, com um aumento médio de 43,33% nas compras em relação a 2023. Isso significa que o gasto médio por pessoa passará de R$ 252,07 para R$ 361,30, um recorde na série histórica da pesquisa.
Diversidade de presentes impulsiona o comércio local
A pesquisa, realizada com 506 pessoas em 32 municípios do estado entre os dias 10 e 16 de maio, aponta que os produtos mais procurados pelos consumidores são roupas (22%), cosméticos e perfumes (19%) e acessórios (17%). Itens como sapatos (6%), chocolates e doces (4%), joias, semijoias e bijuterias (4%), flores (4%) e eletrônicos (4%) também devem ter boa procura. Além disso, 3% dos entrevistados pretendem celebrar a data com um jantar em restaurante ou bar.
Lojas físicas e shoppings são os locais de compra preferidos
O levantamento do IPF-MT também identificou os locais de compra preferidos pelos consumidores. As lojas do centro das cidades foram as mais citadas (61%), seguidas por sites e aplicativos (16%) e shoppings centers (12%). Autônomos e vendedores independentes (9%) e lojas de bairro (2%) também foram mencionados.
Crescimento impulsionado pela retomada econômica e pela inflação
O presidente da Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância da data para a economia do estado. "O Dia dos Namorados é um momento importante para o comércio, gerando renda e emprego. Neste ano, as expectativas são ainda mais positivas, com um aumento expressivo nas vendas e na arrecadação", afirma.
O aumento nas vendas, segundo análise do IPF-MT, pode ser explicado por dois fatores principais: a retomada da economia após a pandemia de Covid-19 e a alta da inflação. "De um lado, as pessoas estão mais propensas a consumir com a melhora do cenário econômico. Do outro, a inflação leva a um aumento no valor dos produtos, impactando diretamente no ticket médio das compras", explica Wenceslau Júnior.
Cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada
A pesquisa também identificou as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores. O cartão de crédito foi o mais citado (53%), seguido pelo Pix (29%), cartão de débito (9%), dinheiro (4%) e carnês e boletos (4%).
Expectativas positivas para o futuro
O Dia dos Namorados de 2024 se configura como um momento promissor para o comércio e serviços de Mato Grosso. O aumento nas vendas, a diversificação dos produtos procurados e a retomada da economia são fatores que contribuem para um cenário positivo para o setor. As expectativas para o futuro são ainda mais otimistas, com a tendência de crescimento no consumo para a data se fortalecendo a cada ano.