7ª Campanha de Doação de Sangue em Lucas do Rio Verde: Agendamento Aberto
A meta da 7ª Campanha de Doação de Sangue é coletar 80 bolsas de sangue
Por João Ricardo
10 de Julho de 2024 às 11:55
O Hospital São Lucas e o grupo "Corrente pela Vida", realizará no sábado, dia 13 de agosto, a 7ª edição da campanha de doação de sangue. A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cerrado, das 7h às 17h.
Doação por agendamento
Desde o início da pandemia, as campanhas de doação de sangue em Lucas do Rio Verde são realizadas por meio de agendamento online, visando garantir a segurança dos doadores e evitar aglomerações. O agendamento para cada campanha é aberto dois dias antes da data de coleta, e os interessados devem ficar atentos às datas. Para a campanha do dia 13 de agosto, o agendamento será aberto no dia 11, às 7h da manhã, no site da prefeitura: https://agendamento.lucasdorioverde.mt.gov.br/.
Meta de 80 bolsas de sangue
A meta da 7ª Campanha de Doação de Sangue é coletar 80 bolsas de sangue. Segundo o bioquímico Gilmar da Silva Pereira, as campanhas anteriores têm sido um sucesso, graças à parceria com empresas e à colaboração dos doadores. "A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que salva vidas. É importante que a comunidade continue se mobilizando para ajudar o próximo", ressalta Gilmar.
Requisitos para doar sangue
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.
Doação segura e benéfica à saúde
O processo de doação de sangue é seguro e tranquilo, com duração média de 30 minutos. As células sanguíneas do doador são renovadas em 120 dias, e a doação não causa nenhum tipo de efeito adverso. O sangue coletado na campanha atenderá pacientes do Hospital São Lucas, incluindo vítimas de acidentes, pacientes da UTI adulto e neonatal, e outros casos de urgência e emergência.
Como ajudar
Além de doar sangue, a comunidade também pode ajudar a divulgar a campanha nas redes sociais e incentivar seus amigos e familiares a participarem. Doar sangue é um gesto simples que pode fazer a diferença na vida de alguém.