Notícias→MATO GROSSO →Polícia Federal deflagra Operação Mina do Bananal para combater garimpo ilegal em Pontes e Lacerda
Polícia Federal deflagra Operação Mina do Bananal para combater garimpo ilegal em Pontes e Lacerda
Durante as ações, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além da desintrusão de garimpo ilegal na região.
Por João Ricardo
09 de Setembro de 2024 às 16:50
Nos dias 6 e 7 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Mina do Bananal, com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro nas proximidades da Reserva do Bananal, localizada na área rural de Pontes e Lacerda, no oeste de Mato Grosso. A operação também visa a desocupação da área atingida por garimpeiros ilegais.
Durante as ações, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além da desintrusão de garimpo ilegal na região. Como resultado das diligências, os agentes apreenderam cinco gramas de ouro, um veículo, dois frascos de mercúrio, uma carabina de pressão e um carretel de explosivo NP10, material altamente perigoso.
A operação faz parte de um esforço conjunto de órgãos de segurança pública e fiscalização ambiental para enfraquecer financeiramente as organizações criminosas que exploram ilegalmente a mineração de ouro. Além do impacto ambiental severo, essa atividade ilegal também gera um significativo desequilíbrio social e econômico, afetando tanto o meio ambiente quanto o mercado financeiro.
Com o término das operações em campo, as investigações continuarão para identificar os financiadores e possíveis proprietários rurais envolvidos na atividade ilegal, ampliando o combate a esse tipo de crime na região.