Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
23:31
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→ECONOMIA→Busca por crédito cai -5,71% em dezembro em comparação com o mesmo período de 2023, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

Busca por crédito cai -5,71% em dezembro em comparação com o mesmo período de 2023, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

Na passagem de novembro para dezembro, o número de consultas caiu -8,47%. No momento da consulta, 34,28% dos consumidores possuíam alguma restrição no CPF

Por João Ricardo
06 de Fevereiro de 2025 às 11:13

O volume de consultas realizadas pelo setor financeiro no Brasil teve queda de -5,71% em dezembro de 2024 em relação a dezembro de 2023. Na passagem de novembro para dezembro, o número caiu -8,47%. É o que mostra o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

“O Indicador reflete um cenário de cautela por parte dos consumidores, com uma queda na busca por crédito em comparação com o ano anterior. A alta taxa de inadimplência e a reincidência no atraso de pagamentos sugerem que muitos consumidores estão enfrentando dificuldades financeiras, o que pode estar impactando a demanda por novos empréstimos e financiamentos. Além disso, os juros mais elevados encarecem o crédito, reduzindo sua demanda no mercado.”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em dezembro, nota‐se que o público predominante é o masculino, com participação de 53,28%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 40 a 49 anos, que representou 24,51% do total.

O indicador aponta que, do público consultado, 1,54% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 86,42% contrataram Empréstimo e 11,13% Financiamento, totalizando 97,56%. Lembramos que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto.

Observando a abertura por grupos financeiros que realizaram consultas em dezembro, o grupo com participação mais expressiva no Brasil foi Atividades auxiliares dos serviços financeiros (33,45%), seguido por Intermediação monetária depósitos à vista (27,24%), que totalizam 60,69% das consultas.

No momento da consulta, 34,28% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.

“Para quem precisa de crédito, mas está com dificuldades, a dica é negociar dívidas atrasadas priorizando as de menor valor e buscando boas negociações. É importante procurar instituições que ofereçam linhas de credito mais baratas, e sempre utilizar o crédito de forma consciente, com um propósito definido, para evitar o risco de endividamento excessivo”, alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Abrindo os resultados por região, o Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas em dezembro, com 45,53%, seguido pelo Nordeste (21,52%), Sul (17,95%), Centro‐Oeste (8,39%) e Norte (6,61%).

Com assessoria

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Vereadores aprovam projetos para construção da nova sede da Câmara de Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas tem abertura com debate sobre prevenção, tratamento e inclusão socia
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Incêndio em área urbana de Lucas do Rio Verde é controlado pelo Corpo de Bombeiros
ECONOMIA
4.
Mutirão do Serasa de negociação de dívidas com bancos está disponível nos Correios
MATO GROSSO
5.
Tragédia em Sinop: Casal morre e neta fica gravemente ferida em engavetamento na BR-163
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz