Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
17:21
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→AGRONEGÓCIO →Autoridades prestigiam abertura do IV Simpósio Técnico Aprosoja-MT

Autoridades prestigiam abertura do IV Simpósio Técnico Aprosoja-MT

Evento começou na manhã desta quarta-feira (07.08) e segue até o meio dia desta quinta-feira (08.08); veja a programação ao final da matéria

Por João Ricardo
07 de Agosto de 2024 às 14:56

O IV Simpósio Técnico Aprosoja-MT começou, na manhã desta quarta-feira (07.08), no Centro de Eventos do Pantanal, com centenas de produtores, autoridades e público em geral. O evento deste ano tem como tema “Desafios e Estratégias na Agricultura: Integrando Governança e Boas Práticas Agrícolas”, trazendo temas atuais da agricultura mato-grossense.

Diversas autoridades estiveram na abertura, dentre elas o vice-governador Otaviano Pivetta, que relembrou da época que iniciou o plantio de soja em Lucas do Rio Verde, com um trator CBT 1090 e uma plantadeira ‘Egan’, de 9 linhas, que semeava cultivares desenvolvidas em Goiás. Já a colheita era realizada com uma plataforma rígida, que não alcançava as vagens mais baixas.

“Geralmente, a gente tinha que catar na mão o que sobrava da colhedeira”, lembra Pivetta, evidenciando o salto tecnológico dos anos 80 em relação à atualidade, quando Mato Grosso é o maior produtor de soja e milho do Brasil e é referência em tecnologia no campo. O vice-governador também destacou o que o governo pode fazer para ajudar o setor.

“Primeiro, é o governo não atrapalhar”, disse, acrescentando logo em seguida os avanços na infraestrutura feitos pelo governo com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que sai do bolso dos produtores. Pivetta destacou que, em seis anos da atual gestão, foram entregues mais de 3,5 mil km de rodovias pavimentadas.

A previsão é de entregar mais 2 mil km de pavimentação nos próximos dois anos. “Ainda falta muito, mas se continuar, se os governos futuros continuarem a investir da forma que está sendo feito nos últimos anos, [...] em 10 anos, Mato Grosso pode fazer toda a infraestrutura que precisa para o setor da agricultura se desenvolver”, enfatizou.

Já o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, ressaltou a programação do evento, que traz desde assuntos relacionados à política agrícola, como a Reforma Tributária, economia e mercado de commodities e os assuntos técnicos, focados “da porteira para dentro” das fazendas.

Lucas ressaltou os resultados das pesquisas feitas pela Aprosoja-MT em seus campos experimentais, no Ctecno Parecis e Ctecno Araguaia, que realizam experimentos em solos predominantemente arenosos e siltosos, respectivamente. Lucas lembrou que, no caso dos solos siltosos, há uma fronteira de cerca de 4 milhões de hectares que podem ser explorados.

“São solos difíceis de trabalhar, mas com manejo correto e adequado, nós podemos explorá-los, isso não traz benefício só para os produtores, mas para o nosso estado, para a nossa sociedade, produzindo ainda mais alimentos e gerando mais divisas, mais arrecadação para serem investidos pelo governo do estado”, destacou Lucas.

Também participaram do evento o presidente da Fiemt, Sílvio Rangel; a deputada federal Gisela Simona; o procurador de Justiça, Adriano Augusto de Souza, representando o chefe do MPE; além do secretário-chefe da Casa Civil de MT, Fábio Garcia; do presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, e o vice-presidente da Abramilho, Zilto Donadello.

Confira a programação completa.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Em comemoração ao aniversário do município, Expolucas terá portões abertos para toda a sociedade
SEGURANÇA PÚBLICA
2.
Engavetamento na BR-163 deixa policial da Cavalaria ferido, em Nova Mutum
AGRONEGÓCIO
3.
Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição
AGRONEGÓCIO
4.
MT integra esforços nacionais para ampliar produção de fertilizantes e reduzir dependência externa
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Saae: Rede de esgoto está disponível para região do Bandeirantes
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz