Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
06:55
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Agro FM visita distrito Groslândia e ouve demandas da comunidade

Agro FM visita distrito Groslândia e ouve demandas da comunidade

O núcleo urbano está localizado a 50 quilômetros e tem uma população relativamente grande, tendo em vista os mais de 500 moradores do local, bem como as pessoas que vivem nas propriedades rurais ao seu entorno.

Por João Ricardo
28 de Outubro de 2024 às 14:48

A rádio Agro FM – 102,3 FM visitou na última semana os moradores do distrito de Groslândia, que pertence a Lucas do Rio Verde. O objetivo da visita foi para conversar e entender mais sobre as demandas da comunidade. 

O distrito de Groslândia foi criado em 8 de agosto de 1995 pela lei municipal nº 371.

O núcleo urbano está localizado a 50 quilômetros e tem uma população relativamente grande, tendo em vista os mais de 500 moradores do local, bem como as pessoas que vivem nas propriedades rurais ao seu entorno.

De acordo com o presidente da associação de moradores de Groslândia, Luciano Galto, entre as demandas, os moradores clamam pela manutenção das árvores nas vias públicas e criação de uma unidade de reciclagem de resíduos domésticos.

“Tem diversas demandas que a gente está em reunião com o prefeito constante, com secretário de Segurança, quanto o de obras. É,  parte de poda de árvores, que pega nos fios de energia. Tem muita árvore super gigante e tem o pé de manga, fica pegando no fio e fica com queda de energia diariamente. A gente está vedando conversar com o prefeito. A avenida Sucupira também nesse último dia de chuva, ali começando a dar alagamento na avenida. Precisamos canalizá-la para o escoamento de água. E na parte do lixão, lá na parte de baixo da comunidade, nós pretendemos montar uma parte de reciclagem, que é muito importante isso também para a comunidade, para a saúde em geral, que uma comunidade sem o estresse diário devido a essas podas de árvore, a canalização da avenida ali, e eliminando o lixão na embaixo com reciclagem, acho que é muito importante, e vem com a comunidade, vem agradecer da prefeito, e a gente está trabalhando nesse novo mandato, para tentar melhorar a situação”, descreveu o presidente.

Ainda de acordo com o presidente, uma unidade da Guarda Civil Municipal, permanente no Distrito, contribuiria muito para com a segurança dos moradores.

“Segurança, tem a guarda municipal que vem fazer rondas, quase semanalmente. Já conversamos com o Secretário de Segurança Cunha, pois pretendemos buscar a Guarda Municipal aqui pra Groslândia. Até oferecemos para ele um local ali para estar lá nessa base para a segurança diariamente daí dentro da comunidade e região”.

Moradora da vila há cinco anos, Ivete Maria Pasqualão, reforço a fala do presidente, ao solicitar do poder público a poda das árvores nas ruas.

“A comunidade aqui, ela precisa do prefeito que dentro no caso. Nós precisamos de podas de árvores urgentes, a gente está precisando, que tomam com problema de energia elétrica também, por causa dessa falta de poda de árvore. E a gente inclusive está aqui hoje para cobrar isso”.

Em resposta a demanda em relação as podas das árvores, o prefeito Miguel Vaz ressaltou que existem mais de 30 mil unidades para que poder público faça a poda.

“Bom, a pada de árvore, para começar, nós temos mais de 30 mil árvores no município e também obviamente aqui na Groslândia, bem como nas outras comunidades. Então elas ocorrem em determinados períodos do ano, tá certo? Então é uma demanda praticamente recorrente, né, de duas, no mínimo duas vezes por ano. Então posso dizer assim, nesses momentos, nesse período de chuva, é normal que as árvores crescem um pouquinho, e possa complicar. Agora a questão da energia, ela pode ser esse motivo, pode ser outros, mas é uma motiva de vendaval de queda de postes. Por exemplo, nós tivemos uma longa reunião com a direção geral da Energisa, pedindo a manutenção preventiva em todo o sistema da nossa cidade. Porque a nossa cidade quer esse bastante, o interior não tanto também na mesma quantidade, mas nesse período de troca, de início, de período de chuva é muito comum acontecer isso. Não é esse ano, isso é histórico já. Então a gente tem que tomar, evidentemente os cuidados para dar continuidade à poda de árvores, mas nós temos também que olhar para o todo. A Poda de árvore, talvez não seja causadora das quedas de energia, que precisamos ver isso, mas a comunidade evidentemente tem o direito todo de reclamar, né, quando vem, com as que certas situações não estejam boa. Mas é coisa que a gente, de rotina, que a gente pode evidentemente ajustar.

Em relação a possível instalação da unidade permanente da Guarda Civil Municipal na comunidade Groslândia, o prefeito disse que no momento não é possível atender a esta demanda, principalmente por conta do efetivo.

“Eu sempre olho para todas as forças de segurança e a dificuldade é os policiais militares ou da Guarra Civil Municipal, eles têm turnos de 24 horas. Então, quando você desloca uma base da Guarra Civil Municipal para cá, você tem que ter a rotina de Guarra Civil 24 horas. Então, nós não temos efetivos suficientes hoje em nem capacidade para ter uma base aqui. Então, o que nós colocamos à disposição é rondas ostensivas, visitas aqui à comunidade com maior frequência. Nós, na Guarda Civil Municipal, tínhamos 47 servidores, fizemos um concurso e hoje, são 67 servidores da disposição da Guarra Civil. Então, aumentou o número de efetivos nas rondas e, Groslândia que a agrovila, com certeza, vai ser melhor servido também. Mas eu não posso assumir esse compromisso de colocar uma que é uma base da Guarra Civil Municipal constante. Porque eles precisam atender a cidade e também dentro da rotina atender o interior do município. Como também a Polícia Militar, o patrulhamento rural da Polícia Militar, fazer esses atendimentos também”.

E você morador de Lucas do Rio Verde, que tem alguma demanda em seu bairro, na sua rua, entre em contato com a Agro FM, nós iremos conversar com vocês e levar seus questionamentos ao poder público. Nosso contato rápido e prático é o agro zap: 65 9 9906 1023. Nos chame.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Caminhão derruba poste e fios energizados causam risco de acidente em avenida de Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
SEST SENAT de Lucas do Rio Verde oferece formação gratuita para motoristas profissionais; inscrições vão até 14 de junho
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Em comemoração ao aniversário do município, Prefeitura anuncia Expolucas 2025 e dará todo apoio ao evento
MATO GROSSO
4.
“Trabalho do Governo tem ajudado a colocar MT no mapa mundial como potência agrícola”, afirma governador em exercício
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Motorista colide com poste após passar reto em rotatória na MT-449, em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz