Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
06:32
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →Dezembro Vermelho reforça as ações prevenção e diagnóstico do HIV

Dezembro Vermelho reforça as ações prevenção e diagnóstico do HIV

Em Lucas do Rio Verde, 450 pacientes são acompanhados pela rede municipal de saúde

Por João Ricardo
03 de Dezembro de 2024 às 11:00

A campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2017, por meio da Lei n. 13.504. O objetivo é mobilizar toda a sociedade a lutar contra o vírus HIV, a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

Em Lucas do Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma programação, com a capacitação dos servidores, orientação da população e a realização de testes rápidos em todas as unidades básicas.

A médica Dra. Gabriela Massafra Porazzi, responsável pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), o objetivo é reforçar as ações de prevenção e diagnóstico, principalmente, do HIV.

“Muitos dos sintomas, diarreia e febre, podem ser confundidos com outras doenças, por isso, a importância do teste rápido. Se possui vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano e pessoas com exposição sexual de risco, devem realizar o exame a cada seis meses”.

Atualmente, 450 pacientes são acompanhados pela rede municipal de saúde. Somente em 2024, foram 41 novos casos, com predominância em homens, de 20 a 30 anos de idade. Seis casos a menos, se comparado ao ano passado.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância da criação do SAE, referência no atendimento aos pacientes com doenças infecciosas.

A unidade foi implantada em junho de 2023 e hoje oferta, além do atendimento médico, exames e a dispensação dos medicamentos, o acompanhamento psicológico, nutricional e de assistência social.

“Antes, os nossos pacientes tinham que se deslocar até Sinop para serem atendidos, hoje, o atendimento é realizado no Espaço Saúde, com a oferta dos exames, consulta, medicamentos e toda uma equipe multiprofissional”, destacou a secretária.

Descoberta em 1981, o HIV, vírus causador da Aids, é transmitido por meio do sexo sem o uso do preservativo e do compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas.

Em todo o mundo, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), cerca de 85,6 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus e mais de 40 milhões morreram em decorrência da doença.

“Há muitos anos, o diagnóstico de HIV deixou de ser uma sentença de morte. Hoje, os pacientes que fazem o acompanhamento médico, que tomam a medicação diariamente, levam uma vida normal. O grande desafio está na prevenção, em evitar os novos casos”, finalizou a secretária de Saúde.

Programação do Dezembro Vermelho

Dias 11 e 12

Capacitação dos servidores das unidades básicas, com foco no diagnóstico e acolhimento dos pacientes

Dia 18

Dia “D” com testes rápidos e orientações no SAE

Os testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades de saúde e PAM, todos os dias, o ano inteiro.

Veja mais

MATO GROSSO
1.
Motorista de Lucas do Rio Verde é libertado após ser mantido refém em aldeia indígena
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Bombeiros combatem dois incêndios em vegetação na área urbana
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Em comemoração ao aniversário do município, Expolucas terá portões abertos para toda a sociedade
EDUCAÇÃO
4.
Inscrições para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação se encerram na próxima segunda-feira (7)
MATO GROSSO
5.
Tragédia na MT-338: Família é dizimada em colisão fatal que vitimou um bebê
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz