Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
04:18
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→GERAL→Número de motoristas com restrições na CNH por problemas de visão dispara 80% em 10 anos

Número de motoristas com restrições na CNH por problemas de visão dispara 80% em 10 anos

Dos 27,9 milhões de CNHs emitidas no país, 91% têm algum tipo de restrição relacionada à visão.

Por João Ricardo
15 de Julho de 2024 às 10:06

Dirigir exige visão boa e saudável, mas muitos brasileiros estão negligenciando essa necessidade. O número de motoristas com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por problemas de visão aumentou quase 80% nos últimos dez anos, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgados nesta segunda-feira (15).

Em 2014, 14,4 milhões de motoristas só podiam dirigir com óculos ou lentes de grau. Esse grupo inclui também pessoas com restrição para dirigir à noite e aquelas com visão monocular (visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos). Em 2024, esse total já chega a 25,4 milhões, um aumento de 77%.

As restrições visuais são a principal causa de anotações nas CNHs brasileiras. Dos 27,9 milhões de CNHs emitidas no país, 91% têm algum tipo de restrição relacionada à visão.

Os dados são alarmantes e acendem um alerta para a importância da saúde ocular. Segundo o CBO, diversos fatores contribuem para o aumento das restrições visuais na CNH, como:

Envelhecimento da população: Com o passar dos anos, a visão tende a se deteriorar naturalmente.

Exposição excessiva às telas: Celulares, computadores e outros dispositivos digitais emitem luz azul, que pode prejudicar a saúde dos olhos.

Doenças crônicas: Diabetes, hipertensão e estresse aumentam o risco de doenças oculares.

Hábitos não saudáveis: Alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade também podem afetar a visão.

O CBO alerta para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares. Exames oftalmológicos regulares são essenciais para manter a visão saudável e garantir a segurança no trânsito.

Alguns estados brasileiros apresentam um quadro mais preocupante do que outros. O Rio Grande do Norte, a Paraíba e o Rio de Janeiro lideram o ranking de CNHs com restrições visuais. Já o Acre tem o menor percentual de condutores com esse tipo de problema.

O aumento das restrições visuais na CNH não é uniforme em todo o país. Alguns estados registraram um crescimento mais expressivo do que outros nos últimos dez anos. Goiás, Tocantins, Roraima, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Maranhão e Piauí tiveram os maiores aumentos.

O tipo mais comum de restrição visual na CNH é a obrigatoriedade do uso de óculos ou lentes corretivas. Cerca de 25 milhões de motoristas brasileiros precisam usar óculos para dirigir.

Outros tipos de restrições visuais na CNH incluem:

Restrição para dirigir à noite: 152,1 mil motoristas.

Visão monocular: 351 mil motoristas.

O CBO ressalta que a inclusão de anotações na CNH é feita por um médico do tráfego durante a avaliação prévia para a obtenção ou renovação da carteira. O profissional verifica se o candidato tem condições de dirigir com segurança.

Se você tem algum problema de visão, procure um oftalmologista para avaliação e tratamento. A saúde dos seus olhos é fundamental para a sua segurança e a de todos no trânsito.

Veja mais

MATO GROSSO
1.
Motorista de Lucas do Rio Verde é libertado após ser mantido refém em aldeia indígena
MATO GROSSO
2.
Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT
SAÚDE
3.
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Supercopa Mato Grosso está com inscrições abertas em Lucas
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Projeto “Vacina em Casa” da UBS Primaveras é premiado na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz