Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
15:44
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →No dia do combate à gordura no fígado, saiba como evitar a doença

No dia do combate à gordura no fígado, saiba como evitar a doença

Excesso de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o órgão

Por Nathália Maciel - Rádio Nacional
12 de Junho de 2025 às 09:28


Considerada uma doença silenciosa, a gordura no fígado pode evoluir para quadros graves, como cirrose não alcoólica e até câncer hepático, se não tratada adequadamente. Também chamada esteatose hepática, a condição ocorre quando há um acúmulo excessivo de gordura no órgão. 

E o dia 12 de junho, esta quinta-feira, marca o Dia Internacional de Combate à Gordura no Fígado, para conscientizar as pessoas sobre a doença. 

Ao contrário do que muitos pensam, o problema não está diretamente ligado ao consumo de alimentos gordurosos, mas sim ao excesso de açúcar na alimentação, que se transforma em gordura no sangue.

A endocrinologista Fernanda Parra explica que cuidados simples podem ser eficazes para evitar a doença, como fazer atividade física diariamente e ter uma alimentação equilibrada. Segundo a especialista, a obesidade e o sedentarismo podem ser um dos fatores de risco.
“Açúcares simples e ultraprocessados são metabolizados no fígado e podem sobrecarregar ele. Isso acontece especialmente com o consumo frequente de refrigerantes, doces, bolachas recheadas, fast food, tudo aquilo que é rico em açúcares, farinhas refinadas e carboidratos, como eu disse anteriormente. As principais causas desse acúmulo incluem má alimentação, sedentarismo, acúmulo de peso, obesidade, sobrepeso, diabetes tipo 2 e até colesterol alto. Mas a gente tem outros fatores como o uso excessivo de álcool, alguns medicamentos e até distúrbios hormonais”.

O auxiliar-jurídico Almir José da Silva, de 48 anos, relata que ao realizar exames de rotina foi diagnosticado com gordura no fígado. Ele conta que ficou assustado já que não teve nenhum sintoma.
“No momento, eu até tive uma surpresa que eu não esperava, sabe? Fiquei muito nervoso naquele momento. Procurei um especialista da área e ele me orientou a fazer exercício físico e beber bastante água. Tem uma série de medicamentos que eu estou tomando. Após esse diagnóstico inesperado, comecei a seguir uma alimentação equilibrada, com muitas frutas, verduras e bastante nutrientes. Uma dieta com zero gordura, zero doce e zero álcool".

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, uma a cada três pessoas no mundo tem a doença. 

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Lucas do Rio Verde avança na economia verde com projeto que evita desperdício de alimentos
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Colisão em Lucas do Rio Verde: Motociclista Fica Ferido na Av. João Goulart
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Em resposta a demanda, UPC realiza cadastramento de castração de animais nos novos conjuntos habitacionais
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Fogo destrói casa no bairro Veneza em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Ouvidoria exclusiva da Guarda Civil Municipal
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz