Notícias→SAÚDE →Lucas do Rio Verde implementa telemedicina em parceria com o Albert Einstein
Imagem: Ascom Prefeitura/MP
Lucas do Rio Verde implementa telemedicina em parceria com o Albert Einstein
Iniciativa do Proadi-SUS visa facilitar o acesso a 12 especialidades médicas e ampliar a resolutividade na UBS Jardim Primaveras
Por João Ricardo
31 de Outubro de 2025 às 06:04
A saúde municipal avança na inovação com a implantação de um ponto de telemedicina em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Nesta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, junto a representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou o teste de conectividade para a nova plataforma.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida para receber o serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município, que atende a uma população de pouco mais de quatro mil pessoas.
Acesso facilitado a especialistas
A secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que o principal objetivo da telemedicina é superar as grandes distâncias e facilitar o acesso da população a especialidades médicas, especialmente no interior de Mato Grosso.
"As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo. Tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, ressaltou a secretária.
Lucas do Rio Verde é um dos 25 municípios em Mato Grosso a receber o ponto de saúde digital. O programa oferece acesso a 12 especialidades médicas, incluindo cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Alta resolutividade e política pública estadual
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do Governo do Estado, que, além da parceria com o Einstein, disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, presente nos 142 municípios. A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Dra. Vânia Berti, destacou o sucesso da política estadual.
“Mato Grosso é o único estado hoje, que tem a saúde digital como política pública estadual. A gente tem um trabalho contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento”, afirmou Dra. Vânia. Ela ressaltou que, em dois anos de implantação do sistema, foram realizados mais de 13 mil atendimentos no estado, com um índice de resolutividade significativo de 96% dos casos.
A previsão é que os atendimentos via telemedicina na UBS Jardim Primaveras comecem nos próximos dias, após o treinamento dos profissionais locais, o médico Dr. Fernando Quintana e a enfermeira Rafaela Martins, que será realizado pela equipe do Albert Einstein na próxima semana.
A Dra. Fernanda Ventura também destacou que o município já avançou em outras frentes da saúde digital, como o telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com planos de implantar o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses.
Gostaria de um resumo focado nos benefícios diretos da telemedicina para os moradores de Lucas do Rio Verde?