Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
23:26
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Piracema da Madeira: Mato Grosso proíbe manejo florestal sustentável até abril

Piracema da Madeira: Mato Grosso proíbe manejo florestal sustentável até abril

Medida busca proteger o solo na estação chuvosa; em municípios da região Noroeste, restrição segue até maio

Por João Ricardo
06 de Fevereiro de 2025 às 11:36

A exploração do Manejo Florestal Sustentável está proibida em Mato Grosso até o dia 1º de abril, em um período conhecido como “Piracema da Madeira”. A restrição, que ocorre anualmente, visa proteger o solo dos impactos causados pela retirada da madeira durante a estação chuvosa.  

A medida, em vigor desde o dia 1º de fevereiro, impede atividades como corte, derrubada, arraste e transporte de toras. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), cerca de 6% do território mato-grossense é abrangido pela restrição, totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas com Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados.  

O manejo sustentável permite a exploração racional da floresta sem comprometer sua regeneração, utilizando técnicas de baixo impacto e protegendo habitats sensíveis. Entretanto, para minimizar danos ao solo durante o período chuvoso, a exploração é suspensa temporariamente.  

Em municípios da região Noroeste de Mato Grosso, onde o volume de chuvas é mais intenso, a proibição segue até maio. As cidades afetadas são Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia.  

A regulamentação está prevista na resolução nº 10/2017 da Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso, baseada em diretrizes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Durante o período de restrição, somente é permitido o transporte de madeiras previamente cadastradas no Sistema Sisflora antes do início da proibição.  

Segundo a superintendente de Gestão Florestal da Sema, Tatiana Paula Marques de Arruda, respeitar essa fase é fundamental para o equilíbrio ambiental. “O período proibitivo se refere à época chuvosa, em que não há viabilidade para exploração. Quanto às consequências para o meio ambiente, preserva as características do solo e contribui na germinação de sementes”, destacou.  

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Criança de 7 anos esfaqueada pelo pai em Lucas do Rio Verde luta pela vida na UTI em Cuiabá
SAÚDE
2.
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
MATO GROSSO
3.
Força-tarefa deflagra terceira fase de operação e intensifica combate à sonegação fiscal praticada por produtores rurais em MT
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Perseguição cinematográfica termina em apreensão de drogas e fuga de suspeito em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz