Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
00:46
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Nova Sala de Conciliação em Lucas do Rio Verde Impulsiona Acordos Trabalhistas e Movimenta Quase Meio Milhão em sua Primeira Semana

Nova Sala de Conciliação em Lucas do Rio Verde Impulsiona Acordos Trabalhistas e Movimenta Quase Meio Milhão em sua Primeira Semana

A proposta é que o espaço opere uma semana por mês, com processos previamente selecionados para a tentativa de mediação.

Por João Ricardo
18 de Março de 2025 às 10:35

Uma excelente notícia para trabalhadores e empregadores de Lucas do Rio Verde e região: a recém-inaugurada sala de conciliação do Fórum local já demonstra resultados expressivos. Em sua primeira semana de funcionamento, o novo espaço dedicado à resolução amigável de conflitos trabalhistas movimentou um montante de R$ 473,6 mil em pagamentos de dívidas.

Inaugurada no dia 10 de março, a sala de conciliação surge como uma iniciativa promissora para fomentar a cultura da paz social na região, oferecendo um ambiente neutro e propício ao diálogo entre as partes envolvidas em litígios trabalhistas. A proposta é que o espaço opere uma semana por mês, com processos previamente selecionados para a tentativa de mediação.

O primeiro mutirão de conciliação realizado na nova estrutura contou com a análise de 16 processos, divididos igualmente entre a 1ª e a 2ª Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde. Desses, cinco casos alcançaram um acordo, demonstrando a eficácia da abordagem conciliatória. Entre os temas em discussão estiveram questões como dispensa sem justa causa, pedidos de indenização por danos morais e materiais decorrentes de acidentes de trabalho (inclusive com resultado fatal) e casos de estabilidade gestacional.

O juiz titular da 1ª Vara, André Simionatto, destacou que a iniciativa foi fortemente incentivada pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc), com o apoio da juíza auxiliar da Presidência, Leda Lima. Segundo o magistrado, o objetivo é que as varas do interior criem espaços que favoreçam a conciliação. "A gente percebe que o clima informal da sala de audiência facilita a construção de acordos. Isso é algo muito positivo e que certamente resultará em um aumento significativo nos nossos índices de conciliação", avaliou o juiz.

A sala de conciliação de Lucas do Rio Verde foi cuidadosamente planejada para criar um ambiente acolhedor e que estimule o entendimento mútuo. Durante o primeiro mutirão, a pauta da 1ª Vara do Trabalho foi conduzida pela conciliadora Lucy de Castro, com a supervisão da juíza titular da 2ª Vara, Helaine Queiroz. Já a pauta da 2ª VT teve a atuação da conciliadora Mariana Contini, sob a supervisão do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, André Simionato.

Um aspecto relevante destacado pelo juiz André Simionato foi a estratégia de alternar a supervisão dos processos. Segundo ele, essa medida visa deixar as partes mais à vontade, uma vez que o juiz responsável pela eventual instrução do processo não será o mesmo que conduzirá a tentativa de conciliação. Essa prática garante que informações confidenciais compartilhadas durante a mediação não influenciem o julgamento posterior, caso o acordo não seja alcançado. "Essa mudança é mais um ponto que pode contribuir significativamente para o sucesso da mediação", explicou o magistrado.

Localizada em anexo à 2ª Vara do Trabalho do município, a nova sala de conciliação atenderá às demandas de ambas as varas trabalhistas de Lucas do Rio Verde. Advogados e cidadãos que possuírem interesse em buscar a resolução de seus conflitos por meio do diálogo também podem solicitar a inclusão de seus processos na pauta de audiências da sala de conciliação. A iniciativa representa um avanço importante para a celeridade da Justiça do Trabalho local e para a promoção de soluções pacíficas para os litígios.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA
1.
Criança de 5 anos dá entrada em hospital com suspeita de abuso em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Após quase acidente com morador, Energisa responde sobre falta de poda de árvores na comunidade Groslândia
LUCAS DO RIO VERDE
3.
A chegada da UFMT em Lucas do Rio Verde: Do sonho à realidade
SEGURANÇA PÚBLICA
4.
Suspeito de tentativa de rapto é detido por populares em Lucas do Rio Verde
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Suspeito sobe em viatura da GCM após agredir companheira com faca e tentar fugir em surto
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz