Notícias→EDUCAÇÃO →Campus da UFMT é oficializado em Lucas do Rio Verde e aulas começam em março de 2026
Campus da UFMT é oficializado em Lucas do Rio Verde e aulas começam em março de 2026
Novo campus da Universidade Federal ofertará quatro cursos de graduação com foco em tecnologia. Prefeito Miguel Vaz destaca alinhamento da iniciativa com a visão de futuro do município.
Por João Ricardo
25 de Abril de 2025 às 09:12
Na noite desta quinta-feira (24), foi oficializada a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. A assinatura do Termo de Autorização contou com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, como o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o governador Mauro Mendes, o prefeito Miguel Vaz e a reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva.
Durante o ato, o secretário Leonardo Barchini confirmou que as aulas terão início já em março de 2026. A oferta inicial será de quatro cursos de graduação com foco em tecnologia: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras – Português e Inglês.
“A surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, entusiasmo e emoção essa grande notícia. Sabemos da importância da Universidade Federal, especialmente com cursos de base tecnológica. Isso vai nortear nosso município alinhado com a nossa visão de futuro”, destacou o prefeito Miguel Vaz.
O novo campus faz parte do programa de expansão das universidades federais e marca uma conquista histórica para o município. Apesar de inicialmente não estar entre os dez projetos prioritários do governo federal, Lucas do Rio Verde foi inserido como o 11º campus, graças à articulação de lideranças políticas e educacionais.
“O MEC vai garantir os recursos de custeio e os códigos de vagas para contratação de professores. A UFMT vai disponibilizar os profissionais, e a Prefeitura já se comprometeu a ceder um prédio escolar para abrigar temporariamente a universidade. Agora é hora dos estudantes se prepararem para o ENEM 2025”, reforçou Barchini.
A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, comemorou a aprovação e acredita que a concorrência pelas vagas será acirrada. “Esperamos que todos os jovens se preparem. Teremos uma grande concorrência. Agora temos a certeza de que contaremos com vagas para docentes, técnicos e a estrutura física necessária.”
O Termo assinado estabelece um compromisso entre MEC, UFMT e Prefeitura para a rápida concretização do projeto. A prefeitura já doou o terreno onde será construída a sede definitiva da universidade e apresentou o projeto pedagógico-orçamentário, que está em fase de readequação.
Além disso, durante o evento, o prefeito Miguel Vaz entregou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto arquitetônico de ampliação do campus local. O terreno para essa ampliação foi doado pela Fundação Rio Verde, presidida pelo vice-prefeito Joci Piccini.
Com cerca de 25 mil estudantes até o ensino médio e liderança nacional na geração de empregos em 2024, Lucas do Rio Verde se consolida como um polo de crescimento educacional e tecnológico em Mato Grosso.