Notícias→NACIONAL →Polícia Federal deflagra Operação Proteção Integral II contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes
Polícia Federal deflagra Operação Proteção Integral II contra crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes
Ação conjunta cumpre 128 mandados de busca e apreensão e resulta em 31 prisões em flagrante em todos os estados do país
Por João Ricardo
14 de Maio de 2025 às 08:51
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 14 de maio, a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação nacional envolve a execução simultânea de 128 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação.
Durante o cumprimento dos mandados, foram efetuadas 31 prisões em flagrante por armazenamento, compartilhamento, produção ou venda de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil. A operação contou com a participação de 451 policiais federais e 150 policiais civis, demonstrando a força da integração entre as polícias federal e estaduais.
Em Mato Grosso a operação cumpriu mandados em: 1 mandado de busca e apreensão em Cuiabá - 1 prisão em flagrante; 1 mandado de busca e apreensão em Primavera do Leste - 1 prisão em flagrante; 1 mandado de busca e apreensão em Barra do Garças; 1 mandado de busca e apreensão em Pontes e Lacerda.
A ação visa a identificação e responsabilização criminal de indivíduos envolvidos em crimes sexuais contra menores de idade, além de reforçar o compromisso das instituições públicas na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A Operação Proteção Integral II é uma continuidade da força-tarefa iniciada em março deste ano, com a deflagração da Operação Nacional Proteção Integral I. A sequência das operações destaca o esforço contínuo da Polícia Federal no combate a esse tipo de crime.
Somente nos primeiros quatro meses de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça por crimes sexuais, evidenciando o comprometimento das diversas áreas da corporação na repressão a esses delitos.
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no cotidiano, como forma de prevenção contra abusos sexuais.