Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
13:58
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Mulheres luverdenses se reúnem para discutir igualdade, direitos e futuro coletivo na 2ª Conferência Municipal

Mulheres luverdenses se reúnem para discutir igualdade, direitos e futuro coletivo na 2ª Conferência Municipal

Evento marcou a retomada da conferência sobre políticas para mulheres após dez anos, com participação ativa da sociedade civil e lideranças

Por Por Ascom prefeitura/ Maiza santos
18 de Junho de 2025 às 09:43

O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi marcado por escuta ativa, trocas de experiências e construção de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres luverdenses.

Dividida em dois turnos, tarde e noite, a programação contou com lideranças femininas, representantes da sociedade civil organizada, conselheiras, gestoras públicas e moradoras do município. Foram abordados temas como o enfrentamento à violência de gênero, igualdade no mercado de trabalho, acesso à saúde e educação e representatividade feminina nos espaços de poder.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência simbolizou a retomada de um momento importante: há mais de 10 anos o município não realizava o evento, voltado especificamente ao debate das políticas públicas para mulheres.

“É um momento muito importante, de discussão e construção. O município já avançou em muitas políticas voltadas às mulheres, mas ainda há desafios. Estamos aqui para ouvir, refletir e propor. Quando governo e sociedade civil se unem, as transformações acontecem”, destacou a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O objetivo do encontro foi justamente ouvir, debater e propor novas ações para garantir que a mulher tenha seu espaço respeitado em todas as esferas seja no trabalho, na família, na política ou na comunidade.

Também foram apresentados os avanços já conquistados em Lucas do Rio Verde, como a Sala Lilás, a Patrulha Maria da Penha, o Botão do Pânico, a criação do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra Crianças, Mulheres, Adolescentes e Idosos, além de projetos educativos como o "Momento Mulher" e o "Precisamos Falar", esse último voltado à escuta de homens sobre a violência doméstica, promovido pela equipe do CREAS.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karime Souto, a conferência também representa um compromisso coletivo com a efetivação das políticas discutidas.

“Essas propostas serão levadas à etapa estadual, onde representantes de todos os municípios de Mato Grosso estarão reunidos em agosto. De lá, as contribuições seguem para a Conferência Nacional, que tem poder de transformar essas ideias em diretrizes, políticas públicas e até mesmo projetos de lei em âmbito federal.”

A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cenira Benedita Evangelista, também participou do evento e fez uma análise sobre a importância da retomada após um período de dez anos.

“Acredito que, nesses dez anos, infelizmente, houve um retrocesso nos avanços que já havíamos conquistado. Paramos exatamente onde estávamos. E como todo processo é lento, acabamos perdendo um tempo precioso. Tivemos conferências importantes em 2004, 2007, 2011 e 2016, onde discutimos temas importantes como o desafio da igualdade, e autonomia para as mulheres. Retomar essas discussões agora, em 2025, com os mesmos objetivos e propostas, isso, sem dúvida, é um avanço.”

"O poder de uma mulher está no que ela acredita ser capaz de conquistar."

Foi com essa frase cheia de significado que a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres se encerrou.

Veja mais

MATO GROSSO
1.
Polícia Federal lança Operação Incêndios 2025 com reforço histórico nas ações de combate e investigação
LUCAS DO RIO VERDE
2.
1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas tem abertura com debate sobre prevenção, tratamento e inclusão socia
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Criança de 7 anos esfaqueada pelo pai em Lucas do Rio Verde luta pela vida na UTI em Cuiabá
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Vereadores aprovam projetos para construção da nova sede da Câmara de Lucas do Rio Verde
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Segurança Pública: Prefeitura deve implantar Núcleo de Operações com Cães em Lucas
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz