Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
01:30
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→EDUCAÇÃO →GREVE NO IFMT PARALISAÇÃO VISA AUMENTO DE SALÁRIOS E VERBA ORÇAMENTÁRIA

GREVE NO IFMT PARALISAÇÃO VISA AUMENTO DE SALÁRIOS E VERBA ORÇAMENTÁRIA

18 UNIDADES DA INSTITUIÇÃO ADERIRAM AO MOVIMENTO FEITO PELO (SINASEFE)

Por Claudinei Sorce
09 de Abril de 2024 às 09:49

Os servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) deram início hoje a uma greve por tempo indeterminado.


Dezoito unidades da instituição aderiram ao movimento convocado pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), com exceção da unidade de Juína.


De acordo com comunicado emitido pela seção sindical de Mato Grosso, a greve teve início hoje em Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Diamantino, Guarantã do Norte, Várzea Grande, Barra do Garças, Confresa, Bela Vista, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, e na reitoria em Cuiabá. A partir do dia 15, os servidores do IFMT de Lucas do Rio Verde também se juntarão à greve, enquanto no dia 22 as atividades serão paralisadas pelos trabalhadores de Campo Novo do Parecis.


Além de solicitar uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores estão demandando a reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e dos docentes, a revogação de todas as normas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro, bem como a recomposição do orçamento e o imediato reajuste dos auxílios e bolsas dos estudantes.


Algumas dessas reivindicações fazem parte do relatório "Estudos Subsidiários ao Aprimoramento do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE)", elaborado por um Grupo de Trabalho composto por membros dos Ministérios da Educação (MEC) e do Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Comissão Nacional de Supervisão (CNS).


Em uma nota, o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, expressou apoio ao movimento, destacando a importância das pautas defendidas pelas categorias dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e dos Professores de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), as quais refletem a necessidade de uma reestruturação justa das carreiras. Ele reconheceu que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade praticada nos Institutos Federais depende da valorização dos servidores envolvidos no processo.


O IFMT informou ainda que as gestões de cada unidade estão empenhadas em buscar soluções que permitam um diálogo aberto e construtivo com o comando de greve do Sinasefe, garantindo as condições mínimas para a continuidade dos serviços públicos, enquanto também respeitam o direito de greve estabelecido na Constituição Federal.


Durante o período de greve, o calendário acadêmico dos campi que aderiram ao movimento estará suspenso, mas ao retornarem as atividades, serão tomadas medidas para regularizar o calendário acadêmico o mais rápido possível.

Veja mais

AGRONEGÓCIO
1.
Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Lucas do Rio Verde cedia a partir de hoje (10), Jogos Estudantis Mato-grossenses
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Resgate comovente: Cães em situação de maus-tratos são salvos em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Lucas do Rio Verde será o primeiro município do Brasil a receber estacionamento para caminhoneiros do SEST SENAT
MATO GROSSO
5.
Tragédia na MT-338: Família é dizimada em colisão fatal que vitimou um bebê
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz