Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
13:42
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Polícia Federal deflagra Operação Sem Franquia e combate fraudes no DPVAT em Mato Grosso

Polícia Federal deflagra Operação Sem Franquia e combate fraudes no DPVAT em Mato Grosso

A Polícia Federal continuará as investigações para identificar todos os envolvidos no esquema e esclarecer a dinâmica da fraude.

Por João Ricardo
25 de Julho de 2024 às 12:03

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25/7) a Operação Sem Franquia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que visava fraudar o seguro DPVAT. As ações se concentram em Cuiabá, Várzea Grande e Jangada, com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão.

A operação, que teve início a partir de uma denúncia da Centralizadora Nacional do DPVAT (CEVAT), apura a existência de um esquema que utilizava boletins de ocorrência e prontuários médicos falsos para solicitar indenizações do seguro. Ao todo, foram identificados indícios de fraude em 79 pedidos, protocolados por advogados e despachantes da região.

De acordo com as investigações, os criminosos manipulavam documentos médicos e policiais para simular acidentes e lesões, com o objetivo de obter pagamentos indevidos do seguro DPVAT. A Polícia Federal trabalha para identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los criminalmente.

Apoio de órgãos de controle

A Operação Sem Franquia contou com o apoio da Cooperação Técnica do SNA (Sistema Nacional de Auditoria do SUS), prestada pelo Serviço de Auditoria do DenaSUS em Mato Grosso, e da Auditoria Geral do SUS (AGSUS/SES/MT).

Essas instituições participaram ativamente das investigações e auxiliaram no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Impacto da fraude

As fraudes no seguro DPVAT geram um prejuízo significativo para toda a sociedade, pois elevam os custos do seguro para todos os contribuintes. Além disso, prejudicam os verdadeiros beneficiários do seguro, que necessitam dos recursos para arcar com as despesas médicas e sociais decorrentes de acidentes de trânsito.

Próximos passos

A Polícia Federal continuará as investigações para identificar todos os envolvidos no esquema e esclarecer a dinâmica da fraude. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Veja mais

NACIONAL
1.
Caminhoneiros enfrentam dificuldades para ter descanso previsto em lei
AGRONEGÓCIO
2.
Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção
SEGURANÇA PÚBLICA
3.
Homem que ameaçava divulgar fotos íntimas de ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
4.
"Comportamento de risco leva ao aumento do número de casos de ISTs; é imprescindível prevenir", afirma médica
LUCAS DO RIO VERDE
5.
“O contorno é a solução mais moderna tecnicamente, definitivamente a melhor”, afirma gerente institucional da Nova Rota do Oeste
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz