Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
19:03
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →Dezembro Vermelho: Profissionais de Saúde de Lucas do Rio Verde se Capacitam para Acolhimento e Prevenção de HIV/Aids
Imagem: Marcello Paulino (Assessoria)

Dezembro Vermelho: Profissionais de Saúde de Lucas do Rio Verde se Capacitam para Acolhimento e Prevenção de HIV/Aids

Foco é aprimorar o atendimento na Atenção Primária, reforçar a importância do diagnóstico precoce e divulgar o uso da PrEP e PEP

Por João Ricardo
10 de Dezembro de 2025 às 06:07

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV/Aids, a Secretaria Municipal de Saúde (SAMA) de Lucas do Rio Verde promoveu, nos dias 09 e 11 de dezembro, uma capacitação intensiva para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. O encontro, realizado no Espaço Saúde, buscou preparar os profissionais para lidar com o aumento de casos no município e aprimorar o acolhimento aos pacientes.

Segundo a médica Dra. Gabriela Porazzi, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), um dos pontos cruciais da formação é o manejo do paciente no momento do diagnóstico. "Nós temos vários tipos de reações quando o paciente recebe o diagnóstico, por isso, é preciso estar preparado para acolher, explicar que ele não vai morrer daqui dois dias e, principalmente, mostrar que, se ele fizer o tratamento corretamente, terá uma vida normal", afirmou a médica.

Prevenção e Tratamento: PrEP e PEP

A capacitação também abordou em detalhes os avanços nos métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ambos disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de Lucas do Rio Verde.

Dra. Gabriela explicou a diferença entre as abordagens:

  • PrEP: É um comprimido diário ofertado a pessoas ou profissionais que convivem com risco contínuo de contaminação.

  • PEP: É uma medida de emergência, um tratamento que deve ser iniciado o mais rápido possível (até 72 horas) após uma situação de risco de exposição ao vírus.

"É importante que as pessoas estejam sempre atualizadas para poder evitar o vírus. O preservativo continua sendo indispensável em todas as relações, mas já existem outras formas", pontuou.

Aumento de Casos e Diagnóstico Precoce

Lucas do Rio Verde possui atualmente cerca de 470 pacientes em acompanhamento pelo SAE. Os dados indicam um aumento de quase 10% no número de casos em relação ao ano de 2024.

A médica, no entanto, correlaciona esse aumento não apenas à proliferação do vírus, mas principalmente à intensificação do trabalho de orientação e ao incentivo aos testes rápidos. "É fundamental que todas as pessoas com vida sexual ativa, ou profissionais que lidam com objetos cortantes, façam o teste rápido ou o autoexame uma vez por ano. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato, evitando o desenvolvimento da doença", frisou Dra. Gabriela.

Os testes rápidos para HIV estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no SAE do município.

Veja mais

EDUCAÇÃO
1.
Lucas do Rio Verde avança para ser a primeira Rede Municipal Lixo Zero do Brasil
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Lucas do Rio Verde instala 1ª Estação Meteorológica Automática do município
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Magia em Lucas do Rio Verde: Natal da Esperança 2025 começa neste sábado (6)
MATO GROSSO
4.
Corpo de Bombeiros de MT orienta sobre compra segura de brinquedos para crianças no Natal
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Ciclo Verde: evento em Lucas do Rio Verde une empresas e poder público para discutir gestão de resíduos
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz