Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
07:56
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Operação Relutância: Polícia Federal e Receita Federal desarticulam grupo criminoso que importava e distribuía cigarros eletrônicos em Mato Grosso

Operação Relutância: Polícia Federal e Receita Federal desarticulam grupo criminoso que importava e distribuía cigarros eletrônicos em Mato Grosso

As investigações revelaram que o grupo criminoso lucrava com a revenda de cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil.

Por João Ricardo
04 de Setembro de 2024 às 10:16

Na manhã desta quarta-feira (4/9), a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou a Operação Relutância, visando desarticular um grupo criminoso responsável pela importação e distribuição ilegal de grandes quantidades de cigarros eletrônicos e acessórios em Rondonópolis (MT). O esquema abastecia o mercado ilegal em Mato Grosso e se estendia para outras regiões do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

A ação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, um mandado de sequestro de bem imóvel e bloqueio de ativos no valor de R$ 6,4 milhões, todos expedidos pela Justiça Federal em Rondonópolis/MT. Os mandados foram cumpridos em diversas cidades, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso (MT), além de Campo Grande (MS), Redenção e Xinguara (PA), e Goiânia (GO).

As investigações revelaram que o grupo criminoso lucrava com a revenda de cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil. Utilizando-se de veículos de transporte rodoviário, o contrabando era trazido do Paraguai até Rondonópolis, que servia como entreposto para a distribuição para outros estados, onde os produtos eram vendidos tanto em lojas físicas quanto online, incluindo serviços de delivery.



Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante em Rondonópolis, uma por tráfico de drogas e outra por porte ilegal de arma de fogo. Nos últimos dois anos, as forças de segurança, incluindo a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar, já haviam interceptado diversos carregamentos ilegais pertencentes ao grupo.

A operação foi denominada Relutância devido à persistência dos criminosos em manterem suas atividades ilícitas, apesar de sucessivas ações policiais e fiscais. As investigações demonstraram que os integrantes do grupo continuaram a operar, modificando suas estratégias, mas mantendo o comércio ilegal e gerando lucros significativos.

Os membros do grupo responderão pelos crimes de contrabando, descaminho, receptação, falsidade ideológica, desobediência e associação criminosa. As ações de hoje representam um duro golpe contra a atividade ilegal de comercialização de cigarros eletrônicos e reafirmam o compromisso das autoridades em combater o crime organizado no Brasil.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Colisão entre carretas é registrada BR-163 em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Colisão entre três veículos causa danos materiais na Avenida Universitária, em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Sesc-MT abre processo seletivo para vagas de emprego em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Em comemoração ao aniversário do município, Prefeitura anuncia Expolucas 2025 e dará todo apoio ao evento
MATO GROSSO
5.
“Trabalho do Governo tem ajudado a colocar MT no mapa mundial como potência agrícola”, afirma governador em exercício
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz