Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
06:36
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde alerta para cuidados com saúde respiratória devido à fumaça e clima seco

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde alerta para cuidados com saúde respiratória devido à fumaça e clima seco

A Secretaria de Saúde segue monitorando a situação e reforçando as orientações para a população, com o objetivo de minimizar os impactos na saúde.

Por João Ricardo
05 de Setembro de 2024 às 10:43

Com o aumento das queimadas e a baixa umidade do ar, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários para proteger a saúde respiratória. A situação atual tem causado uma maior demanda nos postos de saúde, com um aumento de pacientes apresentando sintomas respiratórios. Segundo a secretária adjunta de Saúde e enfermeira, Kelly Paludo, o agravamento da qualidade do ar tem sido um dos principais desafios.

“Além da baixa umidade do ar, estamos enfrentando o agravante da fumaça, o que tem piorado a qualidade do ar que estamos respirando”, destacou Paludo. A fumaça proveniente das queimadas, aliada ao clima seco, tem gerado uma série de complicações respiratórias, como alergias, bronquite e piora em casos de asma.

A secretária adjunta reforça que algumas medidas simples podem ajudar a minimizar os efeitos nocivos da fumaça e da baixa umidade. Evitar ambientes fechados e aglomerados, onde a proliferação de vírus e bactérias é maior, é uma das recomendações. Além disso, Paludo enfatiza a importância de manter os espaços arejados e realizar a limpeza com panos úmidos. “Isso evita o acúmulo de poeira e alérgenos, que podem desencadear crises alérgicas”, explica. Ela também recomenda evitar o uso excessivo de tapetes, que acumulam poeira e pioram a qualidade do ar dentro de casa.

A hidratação é outra prioridade. Kelly Paludo lembra que, com as altas temperaturas, que chegam a 42 graus, é comum que as pessoas esqueçam de ingerir líquidos. “Manter o corpo hidratado é essencial para prevenir complicações respiratórias e evitar a piora das condições de saúde, principalmente nesta época”, orienta a enfermeira.

Sobre o uso de umidificadores, a secretária adjunta explica que esses aparelhos podem ser eficazes, mas devem ser utilizados com moderação. “Recomendamos o uso por períodos determinados, não o dia inteiro, para evitar problemas relacionados ao excesso de umidade”, orienta.

Grupos vulneráveis, como crianças e idosos, merecem atenção especial. Paludo sugere cuidados redobrados, como manter a hidratação constante, evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia – entre 10h e 16h – e garantir a limpeza doméstica sem o uso de vassouras, que espalham partículas alergênicas.

A Secretaria de Saúde segue monitorando a situação e reforçando as orientações para a população, com o objetivo de minimizar os impactos na saúde respiratória e evitar complicações entre os mais vulneráveis.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Prefeitura de Lucas inicia levantamento social de famílias na região da “Prainha” após ação do Ministério Público
EDUCAÇÃO
3.
Inscrições para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação se encerram na próxima segunda-feira (7)
MATO GROSSO
4.
Tragédia na MT-338: Família é dizimada em colisão fatal que vitimou um bebê
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Incêndio atinge Atacadão em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz