Lucas do Rio Verde lidera ranking de eficiência em Mato Grosso
Em agosto, Lucas do Rio Verde também obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Mato Grosso, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.
Por João Ricardo
05 de Setembro de 2024 às 17:37
Lucas do Rio Verde foi reconhecida como a cidade mais eficiente de Mato Grosso, de acordo com o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) publicado pela *Folha de S. Paulo* na última terça-feira (3). O levantamento avaliou municípios com mais de 50 mil habitantes, considerando áreas como saúde, educação e saneamento básico. A cidade obteve uma nota de 0,594, destacando-se em uma série de indicadores relacionados a serviços essenciais.
A análise levou em conta critérios como a inclusão de crianças na educação infantil, cobertura de atenção básica à saúde, disponibilidade de médicos por habitante, coleta de lixo, acesso a água tratada, cobertura de esgoto e outros aspectos fundamentais para o bem-estar da população. Com esse resultado, Lucas do Rio Verde também figura como a terceira cidade mais eficiente da região Centro-Oeste, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.
Destaques em educação e saúde
O destaque no REM reforça outras conquistas recentes do município. Em agosto, Lucas do Rio Verde também obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Mato Grosso, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. As duas melhores escolas municipais do estado estão localizadas na cidade.
Na área da saúde, o município foi destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Política (CLP), alcançando a melhor nota em Mato Grosso no quesito “Acesso à Saúde”. No cenário regional, Lucas do Rio Verde ficou em segundo lugar no Centro-Oeste e em 23º a nível nacional, consolidando sua posição como referência em gestão de serviços de saúde pública.
Rumo à inovação urbana
Além dos avanços em educação e saúde, Lucas do Rio Verde conquistou, nesta semana, o Selo Prata na 10ª edição do programa *Connected Smart Cities*, que reconhece os municípios brasileiros que se destacam em inovação e transformação digital. A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (3), em São Paulo, e reforçou o compromisso da cidade com o uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
Com uma gestão focada em eficiência e desenvolvimento, Lucas do Rio Verde continua a se destacar entre as cidades mais bem administradas do Brasil, consolidando sua reputação como exemplo de planejamento urbano e serviços públicos de qualidade.