Notícias→MATO GROSSO →Prefeito de Sorriso convoca reunião de urgência para evitar falta de energia de até 5 dias
Prefeito de Sorriso convoca reunião de urgência para evitar falta de energia de até 5 dias
Com apoio de autoridades e diálogo com Eletronorte e Energisa, Ari Lafin garante que corte de 100% na rede elétrica não ocorrerá, apesar de possíveis interrupções durante a madrugada.
Por João Ricardo
22 de Setembro de 2024 às 09:03
Em uma reunião de caráter emergencial realizada na manhã deste sábado (21), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, mobilizou a sociedade civil organizada, secretários municipais, representantes do comércio local e o grupo Energisa para tratar de uma possível interrupção de energia que poderia durar até cinco dias.
O encontro foi motivado por uma notificação da Eletronorte, recebida na tarde de sexta-feira (20), sobre a necessidade de manutenção urgente em um transformador, o que poderia causar o desligamento parcial da rede elétrica.
O encontro foi motivado por uma notificação da Eletronorte, recebida na tarde de sexta-feira (20), sobre a necessidade de manutenção urgente em um transformador, o que poderia causar o desligamento parcial da rede elétrica.
Durante a reunião, Lafin confirmou que, após conversas com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras e a Eletronorte, Sorriso não enfrentará um corte de 100% na energia. "Às 18h30 de ontem, recebi informação do Dr. Gentil, um dos diretores do Ministério de Minas e Energia, de que eles estavam reunidos com a Energisa, Eletrobras e Eletronorte para evitar esse desligamento completo", declarou o prefeito em coletiva de imprensa.
No entanto, Lafin alertou sobre a possibilidade de cortes de energia nas madrugadas, especialmente nas áreas rurais. "Provavelmente haverá cortes quando houver sobrecarga, começando pelos setores do interior. No setor urbano, a prioridade será evitar ao máximo interrupções, considerando a importância dos hospitais e a manutenção da cidade", explicou.
Outro ponto discutido foi o impacto na área rural, especialmente para os produtores de soja que iniciaram o plantio recentemente e dependem da irrigação durante a noite, das 21h30 às 6h. Com os cortes previstos para esse período, produtores manifestaram insatisfação, já que são incentivados pelo Governo Federal a realizarem a irrigação justamente nessas horas.
A Energisa, em resposta, afirmou que já está em conversas para receber uma sobrecarga de energia vinda de Nova Mutum, o que poderá amenizar o problema. A empresa também informou que tem um transformador móvel pronto para ser utilizado, aguardando apenas a autorização final para sua implementação.
A urgência da situação se deve ao risco de sobrecarga e possível rompimento da rede elétrica, o que poderia causar danos maiores à cidade. O corte temporário foi sugerido pela Eletronorte como medida preventiva enquanto a manutenção no transformador é realizada.