Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
09:00
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Prefeito de Sorriso convoca reunião de urgência para evitar falta de energia de até 5 dias

Prefeito de Sorriso convoca reunião de urgência para evitar falta de energia de até 5 dias

Com apoio de autoridades e diálogo com Eletronorte e Energisa, Ari Lafin garante que corte de 100% na rede elétrica não ocorrerá, apesar de possíveis interrupções durante a madrugada.

Por João Ricardo
22 de Setembro de 2024 às 09:03

Em uma reunião de caráter emergencial realizada na manhã deste sábado (21), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, mobilizou a sociedade civil organizada, secretários municipais, representantes do comércio local e o grupo Energisa para tratar de uma possível interrupção de energia que poderia durar até cinco dias. 

O encontro foi motivado por uma notificação da Eletronorte, recebida na tarde de sexta-feira (20), sobre a necessidade de manutenção urgente em um transformador, o que poderia causar o desligamento parcial da rede elétrica.

Durante a reunião, Lafin confirmou que, após conversas com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras e a Eletronorte, Sorriso não enfrentará um corte de 100% na energia. "Às 18h30 de ontem, recebi informação do Dr. Gentil, um dos diretores do Ministério de Minas e Energia, de que eles estavam reunidos com a Energisa, Eletrobras e Eletronorte para evitar esse desligamento completo", declarou o prefeito em coletiva de imprensa.

No entanto, Lafin alertou sobre a possibilidade de cortes de energia nas madrugadas, especialmente nas áreas rurais. "Provavelmente haverá cortes quando houver sobrecarga, começando pelos setores do interior. No setor urbano, a prioridade será evitar ao máximo interrupções, considerando a importância dos hospitais e a manutenção da cidade", explicou.

Outro ponto discutido foi o impacto na área rural, especialmente para os produtores de soja que iniciaram o plantio recentemente e dependem da irrigação durante a noite, das 21h30 às 6h. Com os cortes previstos para esse período, produtores manifestaram insatisfação, já que são incentivados pelo Governo Federal a realizarem a irrigação justamente nessas horas.

A Energisa, em resposta, afirmou que já está em conversas para receber uma sobrecarga de energia vinda de Nova Mutum, o que poderá amenizar o problema. A empresa também informou que tem um transformador móvel pronto para ser utilizado, aguardando apenas a autorização final para sua implementação.

A urgência da situação se deve ao risco de sobrecarga e possível rompimento da rede elétrica, o que poderia causar danos maiores à cidade. O corte temporário foi sugerido pela Eletronorte como medida preventiva enquanto a manutenção no transformador é realizada.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA
1.
Mulher é presa com vasto estoque de drogas e arma em Primaverinha; distribuição era feita em Lucas do Rio Verde
SEGURANÇA PÚBLICA
2.
Polícia Civil prende suspeito de arrombar comércio com lixadeira em Lucas do Rio Verde
AGRONEGÓCIO
3.
Show Safra Aero 2026: Aviação Agrícola acelera modernização e amplia protagonismo no campo
SEGURANÇA PÚBLICA
4.
Relojoaria é invadida pelo telhado e tem produtos furtados em Lucas do Rio Verde
AGRONEGÓCIO
5.
Alerta de Estiagem: Falta de Chuva Ameaça Lavoura de Soja em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz