Notícias→MATO GROSSO →Mato Grosso lidera recuperação de recursos públicos com aplicação da Lei Anticorrupção
Mato Grosso lidera recuperação de recursos públicos com aplicação da Lei Anticorrupção
Controladoria Geral do Estado recupera R$ 1,4 bilhão em dez anos, revertendo valores para saúde, educação e segurança; Estado mantém destaque nacional em transparência e eficiência administrativa.
Por João Ricardo
13 de Dezembro de 2024 às 09:44
Mato Grosso se consolidou como referência nacional na aplicação da Lei Anticorrupção. Em uma década de vigência da legislação, a Controladoria Geral do Estado (CGE) recuperou R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos, valor que foi direcionado para investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública, impactando diretamente a população.
Durante participação no Podcast MT Conectado, o secretário Controlador-geral, Paulo Farias, destacou o reconhecimento da CGE pelo Conselho Nacional de Controle Interno. "Fomos a segunda controladoria que mais aplicou a Lei Anticorrupção em número de processos, mas lideramos disparadamente em valores recuperados", afirmou.
Os recursos recuperados têm origem em acordos de leniência, multas e ressarcimentos. Entre os investimentos viabilizados com esses recursos estão a construção do Hospital Central, a nova sede da Polícia Judiciária Civil e uma escola no município de Barão de Melgaço.
Farias enfatizou que o sucesso da recuperação financeira é fruto de parcerias sólidas com o Ministério Público Estadual, a Polícia Judiciária Civil, o Poder Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado e o quadro de auditores da CGE.
Outro marco destacado pelo secretário foi a manutenção do *Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública* e a simplificação de processos administrativos, que resultou na redução de 90% no tempo médio para formalizar Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) em infrações disciplinares de menor gravidade.
Além de celebrar os avanços de 2024, Paulo Farias compartilhou metas para o próximo ano, reforçando o compromisso da CGE em manter Mato Grosso na vanguarda da eficiência administrativa e do combate à corrupção.