Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
22:26
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→AGRONEGÓCIO →Mosca branca e Lagarta: um período de atenção para os produtores

Mosca branca e Lagarta: um período de atenção para os produtores

Pesquisadora da Fundação Rio Verde destaca o cuidado e atenção constante dos produtores para garantir uma produção saudável e livre de pragas

Por João Ricardo
18 de Dezembro de 2024 às 11:07

A agricultura enfrenta desafios constantes, e entre os mais preocupantes estão a Mosca Branca e as Lagartas, principalmente a lagarta Spodoptera frugiperda, que podem causar danos significativos às lavouras se não manejados na hora certa.

A mosca-branca (Bemisia tabaci) e a lagarta do gênero Spodoptera (principalmente Spodoptera frugiperda) são pragas de grande relevância para a cultura da soja. Entender as características de cada uma e adotar práticas de manejo integrado é essencial para minimizar suas populações e os danos associados.

De acordo com a pesquisadora da Fundação Rio Verde e coordenadora do setor de Entomologia, Jessica Gorri, manter o controle da mosca e da lagarta é um trabalho constante para garantir uma boa produtividade.

“Nesta safra, a fase inicial da soja tivemos alta população das lagartas, os produtores tiveram que entrar com aplicação de inseticidas, sendo que essa aplicação era prevista apenas no período reprodutivo. A mosca branca ainda não teve uma população alta, diferente da safra passada, que neste período estava com elevada pressão.” explica a pesquisadora.

Estamos em um período (meses de dezembro e janeiro) que a maioria da soja plantada esta no reprodutivo, as chuvas estão mais espaçadas e as temperaturas vão voltar a subir. Esse ambiente é ideal para as lagartas voltarem a aumentar a população e em conjunto com outras pragas, como a mosca branca.

Nessa condição, o manejo da área deve ser realizado constantemente. Como a soja esta desenvolvida, é preciso entrar a campo com panos de batida e observar a parte inferior das folhas do terço médio e inferior, se contatado a presença de ninfas de mosca branca e lagartas no pano de batida, métodos de controle devem ser iniciados. 

A FUNDAÇÃO 

A Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável, ambiental e soluções tecnológicas para o agronegócio.

Entidade sem fins lucrativos, com participação aberta a todos os segmentos do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento humano.

A Fundação Rio Verde está localizada na Rodovia da Mudança – MT449,  Km 08 em Lucas do Rio Verde – MT.

Por: Assessoria

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas tem abertura com debate sobre prevenção, tratamento e inclusão socia
SEGURANÇA PÚBLICA
2.
Quatro são detidos por queima e possível furto de fios de cobre em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Homem mata esposa e fere filha de 7 anos a facadas em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Bombeiros combatem dois incêndios em vegetação na área urbana
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furtos e desvios de mais de R$ 20 milhões em cargas de soja e milho em MT
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz