Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
05:48
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Lesões de pele em crianças levam Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde a investigar causas ambientais

Lesões de pele em crianças levam Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde a investigar causas ambientais

Equipes da Vigilância Estadual e Regional de Sinop acompanham casos após registros de reações alérgicas em contato com grama, principalmente na Praça do Bandeirantes.

Por João Ricardo
21 de Agosto de 2025 às 10:07

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde se reuniu nesta quarta-feira (20) com representantes do Escritório Regional de Saúde de Sinop e da Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso. O encontro foi motivado pelo surgimento de lesões de pele, sobretudo em crianças que tiveram contato com grama em espaços públicos.

O primeiro caso foi registrado no fim de julho, em um paciente que esteve na Praça José Ivo Dotto, conhecida como Praça do Bandeirantes. Diante da situação, o município chegou a interditar o local para análise e sanitização, reabrindo-o após os primeiros procedimentos de investigação.

O coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievis-MT), Menandes Neto, explicou que a presença da equipe estadual tem como objetivo apoiar a Prefeitura nas investigações.

“Estamos em Lucas do Rio Verde colhendo as primeiras informações, analisando todas as possibilidades que podem estar relacionadas a contaminações ambientais e também a possíveis alergias a pólen, ou qualquer outra substância”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, os sintomas identificados até o momento estão ligados a um tipo de alergia.

“São manchas vermelhas na pele, principalmente em áreas de dobra, acompanhadas de coceira. Felizmente, os sintomas duram poucos dias, mas ao primeiro sinal é importante que o paciente procure uma unidade básica de saúde para receber os cuidados necessários e que possamos registrar o número de casos no município”, destacou.

Após a reunião, os técnicos visitaram a Praça do Bandeirantes para coletar informações no local e levantar hipóteses sobre o possível agente causador.

A diretora do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Elaine Alves da Silva, reforçou que é necessário reunir todos os dados para identificar padrões comuns.

“Precisamos coletar informações para que possamos analisar. Vimos que temos pontos em comum, como a presença de grama, e que os sintomas atingiram tanto crianças quanto adultos. Todas essas características entram nos protocolos para que possamos dar o encaminhamento ideal”, pontuou.

Além da Praça do Bandeirantes, relatos semelhantes surgiram em outros espaços públicos de Lucas do Rio Verde, ampliando a área de investigação das autoridades de saúde.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Inscrições abertas para concurso da prefeitura de Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Tragédia na BR-163: Colisão entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e dezenas de feridos
SEGURANÇA PÚBLICA
3.
Ataque em chácara termina com homem baleado e apreensão de armas ilegais
NACIONAL
4.
Inflação em julho fica em 0,26%, puxada pela alta da energia elétrica
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Perseguição cinematográfica: Suspeito de roubo é detido dentro de escola em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz