Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Lucas do Rio Verde: Bombeiros alertam para riscos de cães soltos e cobram soluções
Lucas do Rio Verde: Bombeiros alertam para riscos de cães soltos e cobram soluções
Casos de acidentes e ataques a pedestres se tornam rotina na cidade, enquanto corporação se vê de "mãos atadas" sem local para abrigar animais resgatados.
Por João Ricardo
10 de Setembro de 2025 às 06:08
A 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde faz um apelo urgente à população e às autoridades: a crescente presença de cães soltos, especialmente de grande porte, nas ruas da cidade tem se transformado em uma crise de segurança pública e saúde. O problema, segundo o Cabo BM Menezes, vai além do incômodo e já é responsável por uma série de acidentes e ataques.
De acordo com o militar, a central de emergência 193 recebe diariamente pedidos de socorro para a captura desses animais. No entanto, o Corpo de Bombeiros enfrenta um grave dilema: não há um local adequado para abrigar os cães após o resgate. A parceria com a ONG Alpatas, que antes ajudava na questão, foi descontinuada porque a entidade também está superlotada. "A pergunta que fica é: para onde o Corpo de Bombeiros vai levar esses animais após a captura?", questiona o Cabo Menezes.
A situação é ainda mais crítica por causa dos riscos associados à presença dos cães nas ruas. Segundo o militar, acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, se tornaram uma rotina semanal. Além disso, há relatos de mordidas e ataques a pedestres, gerando um risco direto à saúde e segurança dos moradores. O Cabo Menezes ressalta que, embora os bombeiros atendam as vítimas, os animais permanecem nas ruas, representando um perigo contínuo.
O alerta também é direcionado aos tutores irresponsáveis que permitem que seus animais circulem livremente. Para o Cabo Menezes, a maioria dos cães que causa problemas, no entanto, são animais abandonados. "Se você não tem muro na sua residência, talvez não seja a hora de você criar um animal", alertou.
O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde reitera seu compromisso em atender a comunidade, mas pede um debate sério e a busca por uma solução municipal que possa dar um destino seguro e digno para esses animais, garantindo também a segurança de todos.