Notícias→SAÚDE →Lucas do Rio Verde promove capacitação para profissionais de saúde sobre diagnóstico da Tuberculose
Imagem: Foto: Ascom Prefeitura/MP
Lucas do Rio Verde promove capacitação para profissionais de saúde sobre diagnóstico da Tuberculose
Formação busca aprimorar conhecimento de médicos e enfermeiros para garantir diagnóstico precoce, evitando complicações e mortes causadas pela doença
Por João Ricardo
25 de Setembro de 2025 às 06:19
Médicos e enfermeiros da rede pública e privada de Lucas do Rio Verde participam, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), de uma capacitação voltada ao diagnóstico e tratamento da tuberculose. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Escola Municipal de Saúde, e acontece no auditório do Espaço Saúde, das 7h às 11h.
De acordo com a médica responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), **Dra. Gabriela Porazzi**, o objetivo principal é atualizar os conhecimentos dos profissionais, com destaque para a Atenção Primária à Saúde.
“O foco da capacitação é auxiliar os profissionais na identificação de casos na fase inicial da doença, evitando complicações e óbitos. A Tuberculose tem cura e tratamento gratuito ofertado pelo SUS”, destacou.
A tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch, bactéria que atinge principalmente os pulmões. Entre os sintomas estão tosse persistente, perda de peso, febre e suor noturno. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2024, foram diagnosticados **84.308 casos no Brasil**, uma redução de 686 em relação ao ano anterior.
Em Lucas do Rio Verde, sete pacientes estão em tratamento atualmente, conforme a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann. Ela alerta, no entanto, que os números podem ser maiores, devido à falta de diagnóstico.
“É preciso monitorar os pacientes, investigar e orientar as pessoas que convivem com eles, porque a transmissão ocorre pelo ar, em gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar”, explicou.
Em relação à vacinação BCG, aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento, Lucas do Rio Verde apresenta índice de cobertura de 99,49%, superior à média nacional de 91,73%.
A secretária municipal de Saúde, **Dra. Fernanda Heldt Ventura, reforçou que os investimentos em formação fazem parte do planejamento da pasta.
“Com certeza, o resultado se reflete no melhor acolhimento, no diagnóstico rápido e no tratamento eficiente dos nossos pacientes”, afirmou.