Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
05:03
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Lucas do Rio Verde discute implantação de Centro Integrado de Operações com Cães
Imagem: João Ricardo

Lucas do Rio Verde discute implantação de Centro Integrado de Operações com Cães

Evento reúne autoridades para apresentação do projeto e destaca avanços no uso de cães policiais no combate ao crime e apoio à sociedade

Por João Ricardo
03 de Outubro de 2025 às 08:44

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde promoveu, nesta quinta-feira (2), um seminário que apresentou o trabalho do Núcleo de Operações com Cães (NOC), de Sinop, considerado referência no combate ao crime em Mato Grosso. O encontro também marcou a discussão sobre a instalação do Centro Integrado de Operações com Cães (CIOC) no município, que busca integrar forças de segurança, promover bem-estar animal e fortalecer a atuação preventiva em diversas áreas.

Entre os presentes, autoridades destacaram a importância do projeto. José Prezoto, diretor da unidade de semiliberdade do socioeducativo de Lucas do Rio Verde, afirmou que o uso de cães pode ser um aliado no trabalho de prevenção dentro das unidades.

“Os cães são uma ferramenta importante, principalmente na prevenção de drogas, armas e ilícitos. No socioeducativo, onde os adolescentes têm contato direto com o meio externo, a utilização dos animais será de grande valia”, destacou.
A secretária adjunta de Administração Penitenciária, Herminia Dantas, ressaltou os benefícios da iniciativa em todo o sistema penitenciário.

“A atuação dos cães propicia uma sensação de inibição a fugas e motins, além de causar um efeito preventivo. Temos experiência em Cuiabá e Sinop, e vemos com grande positividade a implantação em Lucas do Rio Verde”, explicou.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Cunha, o CIOC é estratégico para o futuro da cidade.

“Lucas do Rio Verde terá em poucos anos o dobro da população atual. A implantação desse centro vai somar com todas as forças de segurança, trazendo resultados diretos no dia a dia operacional. Não vamos medir esforços para que isso aconteça”, reforçou.
O vereador Wlad Mesquita, articulador da proposta, lembrou que o projeto segue o modelo já consolidado em Sinop.

“Os cães auxiliam na busca e apreensão de drogas, armas e até pessoas desaparecidas. A missão é tornar Lucas do Rio Verde a cidade mais segura de Mato Grosso. Estamos no caminho certo”, disse.
Já o coordenador de Operações com Cães de Sinop, Luiz Carlos Amorim, compartilhou a experiência de sua equipe.

“O trabalho social é um dos grandes destaques, aproximando a sociedade da instituição. Usamos principalmente a raça belga malinois, mas também golden retrievers em projetos sociais e apoio a crianças. O treinamento leva até dois anos e é fundamental para a eficiência das ações”, explicou.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde também ressaltou a importância do núcleo para atendimentos emergenciais.

“Hoje dependemos de equipes de outros municípios. Com o CIOC, teremos resposta imediata em buscas e salvamentos, já que os cães precisam de treinamento constante e estrutura adequada para atuação rápida”, afirmou.
O projeto, que está em fase de discussão, prevê a integração entre Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Penal, Polícia Civil e Polícia Militar, tornando Lucas do Rio Verde referência estadual no uso de cães policiais tanto na segurança quanto em ações sociais.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Lucas do Rio Verde Atualiza Código de Posturas para os Próximos 20 Anos
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Meia Maratona "O Semeador" reúne mais de 1.800 corredores em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
3.
Golpe do 'Fake' Alcoólico: PM desmantela esquema de bebidas adulteradas em Nova Mutum
AGRONEGÓCIO
4.
Prefeitura entrega mais de 880 mudas cultivadas no Horto Municipal
SEGURANÇA PÚBLICA
5.
Polícia Civil deflagra Operação Agrofraude e cumpre 36 ordens judiciais contra grupo que movimentou R$ 120 milhões em golpes
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz