Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
16:51
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →Pesquisa avalia relação entre covid longa e doenças neurodegenerativas

Pesquisa avalia relação entre covid longa e doenças neurodegenerativas

Estudo reúne cientistas da Universidade Federal do Ceará e de Harvard

Por João Ricardo
24 de Fevereiro de 2025 às 14:59


Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) demonstraram, em cerca de 150 pacientes, a evolução dos sintomas neurológicos de longo prazo da covid, como: perda de memória, problemas no olfato e transtornos do sono, sintomas da chamada covid longa. Agora, essa equipe realiza uma parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para aprofundar a pesquisa com mais pacientes e investigar uma possível relação entre a covid e o aparecimento de doenças de longo prazo.

Desde 2023, os pesquisadores do Ceará entraram em uma nova fase, com exames de ressonância magnética, avaliação neuropsicológica e a busca de biomarcadores para doenças neurodegenerativas, conforme explica o professor Manoel Sobreira, da Faculdade de Medicina, da UFC.
"A gente começa a realizar exames nos pacientes que a gente já tinha anteriormente avaliado. A gente começa a fazer exame de polissonografia, que é um exame em que você verifica várias variáveis biológicas durante o sono. A gente verifica atividade elétrica cerebral, verifica a parte respiratória, verifica o eletrocardiograma, a movimentação dos membros, um exame que é filmado e é gravado ao mesmo tempo."

Os estudos identificaram pacientes com covid longa que haviam perdido a capacidade do cérebro "desligar" os movimentos musculares durante o sono e que interagiam com os sonhos, de uma forma incomum. Isso pode estar relacionado a doenças como Parkinson ou um tipo específico de demência, explica o professor, que passou seis meses nos EUA trabalhando com o protocolo adotado pela universidade norte-americana.
"O indivíduo sonha, participa do sonho e se movimenta como se estivesse sonhando. Essas doenças, estão relacionadas a médio e longo prazo, com doenças que a gente chama de neurodegenerativas, no caso, por exemplo, a doença de Parkinson, que é uma doença bastante comum. Então a gente está verificando se essas alterações na estrutura do sono acontecem no covid longo e se por ventura - se por acaso acontecer, a gente ainda não tem essa resposta, tem que achar muito claro isso -, se elas vão se correlacionar em médio e longo prazo com essas doenças de neurodegenerativas".

O trabalho em conjunto nas duas universidades permite comparar populações de diferentes classes sociais e perfis, nos dois países. Segundo o professor Manoel Sobreira, a troca de informações é essencial, já que a pesquisa clínica pede respostas rápidas, mas deve ser conduzida com cuidado, principalmente para compreender as consequências à longo prazo de uma doença tão recente como a covid-19.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA
1.
Ex-companheiro com histórico de violência é preso após tentar invadir casa e se esconder na mata em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Prefeitura de Lucas inicia levantamento social de famílias na região da “Prainha” após ação do Ministério Público
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Cerimônia de Juramento à Bandeira será realizada nesta sexta-feira (11)
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Prazo para pagamento do IPTU com 15% de desconto segue até sexta-feira (4)
EDUCAÇÃO
5.
Inscrições para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação se encerram na próxima segunda-feira (7)
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz