Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
03:39
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Mato Grosso participa de evento sobre mercado de superalimentos como referência na produção de gergelim e feijão-carioca

Mato Grosso participa de evento sobre mercado de superalimentos como referência na produção de gergelim e feijão-carioca

Com 60% do território preservado e políticas de incentivo à irrigação e exportação, Estado reforça papel estratégico na segurança alimentar mundial

Por João Ricardo
10 de Abril de 2025 às 08:03

Líder no agronegócio nacional e internacional, Mato Grosso esteve presente na Brazil Superfoods Summit 2025, realizada nesta segunda-feira (7.4), em Brasília. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, representou o Governo do Estado no painel “Feijão-carioca do Brasil para o Mundo”, ao lado do presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Eduardo Lourdes, e do economista e comentarista indiano G. Chandrashekhar.

Em sua fala, o secretário destacou a importância de Mato Grosso na produção de pulses como o gergelim e o feijão-carioca, reforçando o papel estratégico do Estado na segurança alimentar global. 

“Mato Grosso é o maior produtor de proteína animal e vegetal do Brasil, de soja, milho, algodão, carne bovina e agora também de gergelim, que é um plantio especial e com grande valor agregado”, ressaltou Miranda.

O Estado já ultrapassou a marca de 200 mil hectares plantados com gergelim, um salto expressivo em relação aos 90 mil hectares registrados em anos anteriores. O crescimento é impulsionado pela abertura do mercado chinês para o produto brasileiro, além dos investimentos públicos em irrigação, pesquisa e qualificação da cadeia produtiva.

“Temos cerca de 10 milhões de hectares de pastagens que podem ser incorporados à agricultura, com tecnologia e irrigação. Atualmente, Mato Grosso conta com 220 mil hectares irrigados, mas com grande potencial de expansão sustentável”, afirmou o secretário, destacando o papel da Lei nº 12.717/2024, que fomenta a agricultura irrigada no estado.

Planejamento estratégico e terceira safra

Além da diversificação das culturas, Miranda enfatizou o uso da rotação estratégica de safras, com produtores plantando soja, milho e, na terceira safra, pulses como gergelim e feijão-carioca. 

“Esse planejamento torna o solo mais fértil e garante ganhos ambientais e econômicos”, explicou.

A política de estímulo à diversificação e à exportação vem sendo fortalecida por meio de incentivos fiscais, pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e a atuação da Câmara Técnica de Feijão, Pulses e Grãos. 

A presença do economista indiano no painel evidenciou o interesse da Índia em ampliar parcerias com Mato Grosso. Segundo dados apresentados, o país asiático projeta um crescimento de 10% a 15% no consumo de pulses nos próximos dez anos, em função do perfil majoritariamente vegetariano da população.

“Mato Grosso tem áreas de expansão, qualidade de solo e clima favorável. Estamos de olho nesse mercado, com foco em rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade. Participamos pela primeira vez da CIIE, a maior feira de importação da Ásia, com uma comitiva liderada pelo governador Mauro Mendes. Agora, nos preparamos para levar os pulses mato-grossenses à SIAL (feira de alimentos e bebidas) também na China”, antecipou Miranda.

O secretário lembrou que 60% do território de Mato Grosso é preservado, um dado que reforça a imagem do Estado como fornecedor global de alimentos sustentáveis. 

“O mato-grossense aprendeu com a terra a não desistir. Faltavam políticas públicas que apoiassem esse espírito empreendedor, e é isso que temos feito: criar condições para que quem produz tenha suporte e competitividade no mercado internacional”, concluiu.

A Brazil Superfoods Summit é uma iniciativa do Ibrafe para conectar produtores, exportadores e especialistas em superalimentos do Brasil com os principais mercados consumidores do mundo.

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Lucas do Rio Verde sedia evento inédito sobre segurança na aviação agrícola
MATO GROSSO
2.
Mato Grosso reforça combate à corrupção com Termo de Cooperação interinstitucional
LUCAS DO RIO VERDE
3.
GMF encerra inspeções no Norte de Mato Grosso com vistoria no CDP de Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
4.
Consórcio vence leilão e vai investir R$ 2,7 bilhões em rodovias de MT
SAÚDE
5.
Lucas do Rio Verde implementa telemedicina em parceria com o Albert Einstein
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz