Notícias→SEGURANÇA PÚBLICA →Exército e PRF apreendem mais de 10 mil kg de explosivos irregulares na BR-070 em Mato Grosso
Exército e PRF apreendem mais de 10 mil kg de explosivos irregulares na BR-070 em Mato Grosso
Carga com emulsão explosiva, cordel detonante, estopins e espoletas era transportada de forma ilegal em caminhão que seguia para Cáceres
Por João Ricardo
22 de Abril de 2025 às 17:43
Uma carga de aproximadamente 12.000 quilos de material explosivo irregular foi apreendida dentro de um caminhão, durante uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, na BR-070, no município de Poconé, em Mato Grosso, na noite de ontem, segunda-feira (21).
De acordo com a PRF, o veículo seguia em direção ao município de Cáceres quando foi abordado pelos agentes. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o transporte da carga não atendia às exigências legais estabelecidas para o deslocamento desse tipo de material.
A carga apreendida era composta por 9.000 quilos de emulsão explosiva, 3.000 quilos de emulsão encartuchada, 500 metros de cordel detonante, além de estopins e espoletas. O transporte de explosivos requer documentação rigorosa, medidas de segurança específicas e autorização de órgãos competentes, o que não foi observado no caso.
Após análise técnica do Exército, todo o material foi apreendido. As empresas envolvidas foram autuadas e deverão responder administrativamente pelo transporte irregular de explosivos.
Ainda segundo a PRF, será instaurado um procedimento administrativo para apurar os fatos. O processo também deve definir se a carga poderá ser regularizada ou se será destinada à destruição, conforme prevê a legislação vigente.
A ação conjunta reforça o compromisso das forças de segurança com a fiscalização rigorosa do transporte de produtos perigosos nas rodovias federais que cortam o estado de Mato Grosso.