Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Mais de 6 mil MEIs de Lucas do Rio Verde têm até 31 de maio para entregar declaração anual à Receita Federal
Mais de 6 mil MEIs de Lucas do Rio Verde têm até 31 de maio para entregar declaração anual à Receita Federal
Declaração ao Simples Nacional é obrigatória mesmo para empresas sem faturamento; atraso pode gerar multa de até 20% e tornar CNPJ inapto
Por João Ricardo
06 de Maio de 2025 às 07:02
Mais de seis mil Microempreendedores Individuais (MEIs) de Lucas do Rio Verde têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual de Faturamento ao Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao ano de 2024. O envio deve ser feito por meio do site oficial da Receita Federal: [clique aqui para acessar](https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/dasnsimei.app/Identificacao).
Segundo a Sala do Empreendedor, vinculada à Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o envio da declaração é obrigatório mesmo que a empresa não tenha registrado faturamento no ano passado. O não cumprimento do prazo pode acarretar multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% do valor declarado.
“Vale ressaltar que, caso o empreendedor extrapole o limite permitido de faturamento do MEI, será preciso buscar o apoio de um(a) profissional de contabilidade e realizar o desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional”, explica a agente de desenvolvimento Daiane Duarte.
Caso a DASN-SIMEI não seja entregue, o CNPJ do empreendedor poderá ser declarado inapto por omissão, o que impede o uso regular da empresa em diversas atividades.
Para auxiliar no preenchimento e envio da declaração, a Sala do Empreendedor oferece atendimento gratuito na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766, no Centro. O Sebrae também é uma alternativa para quem busca orientação sobre o processo.