Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
17:22
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→AGRONEGÓCIO →ESTUDO CONDUZIDO EM MT REVELA QUE 87,2% DOS PRODUTORES DE SOJA NÃO CONSEGUIRÃO COBRIR OS CUSTOS TOTAIS DA SAFRA 2023/24

ESTUDO CONDUZIDO EM MT REVELA QUE 87,2% DOS PRODUTORES DE SOJA NÃO CONSEGUIRÃO COBRIR OS CUSTOS TOTAIS DA SAFRA 2023/24

A REGIÃO MAIS AFETADA PELAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ADVERSAS FOI A OESTE

Por Claudinei Sorce
08 de Abril de 2024 às 12:01

Realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) em colaboração com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o estudo foi divulgado na última sexta-feira (5) em Cuiabá. O levantamento contou com a participação de 1.187 produtores responsáveis pelo cultivo de aproximadamente 2,5 milhões de hectares, o que representa 21% da área plantada total do estado, estimada em 12,1 milhões de hectares.

Dos produtores entrevistados, 80% já concluíram a colheita da soja. A pesquisa abrangeu 99 dos 141 municípios do estado.

Apenas 12,8% dos produtores relataram ter alcançado uma produtividade acima dos custos totais, estabelecidos em mais de 65 sacas. Enquanto isso, 87,2% afirmaram que suas produtividades serão inferiores aos custos. A produtividade média desses produtores ficou em 51,82 sacas por hectare, uma redução de 20,25% em comparação com a temporada anterior, que registrou uma média de 64,97 sacas por hectare.

Além da região oeste, as regiões sul e leste também foram impactadas pelas altas temperaturas e pela seca, decorrentes do fenômeno El Niño. Na região sul, a média de produtividade foi de 51,75 sacas por hectare, enquanto na região leste foi de 52,70 sacas por hectare. A região norte teve a maior produtividade, estimada em 53,49 sacas por hectare.

O levantamento também revelou que 9% dos produtores enfrentaram problemas de tombamento das plantas e 16,5% relataram abandono de áreas devido à baixa produtividade.

Em relação à segunda safra de milho, cujo plantio foi encerrado em 22 de março, os produtores da região leste foram os que mais reduziram a área plantada, com uma queda de 26,2% em comparação com o ciclo anterior. Nas regiões oeste, sul e norte, as reduções foram de 15,33%, 12,97% e 7,28%, respectivamente, resultando numa média estadual de redução de 8,44%, totalizando 6,94 milhões de hectares.

A Aprosoja-MT manifestou preocupação com a crise enfrentada pelo agronegócio em Mato Grosso e considerou as medidas anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) como insuficientes para mitigar os problemas. Embora o CMN tenha aprovado a renegociação de até 100% das parcelas que vencem este ano de operações de crédito rural de investimento relacionadas à produção de soja, milho, leite e carne, a Aprosoja-MT solicitou a intervenção do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para negociar com as empresas exportadoras sobre as cláusulas washouts, visando garantir alternativas para os produtores diante da crise.


Veja mais

MATO GROSSO
1.
Tragédia na MT-338: Família é dizimada em colisão fatal que vitimou um bebê
SAÚDE
2.
Vacina contra a Gripe está disponível para todos desde desta terça-feira (01)
SEGURANÇA PÚBLICA
3.
Engavetamento na BR-163 deixa policial da Cavalaria ferido, em Nova Mutum
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz