Governo libera consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023; mais de 5,6 milhões de contribuintes serão beneficiados
A consulta à restituição pode ser feita no portal da Receita Federal, clicando em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar Restituição".
Por João Ricardo
22 de Maio de 2024 às 11:59
A partir das 10h desta quinta-feira (23 de maio), 5,6 milhões de contribuintes que já entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 poderão consultar se têm direito à restituição do primeiro lote. O pagamento está previsto para o dia 31 de maio.
Quem está no primeiro lote?
O primeiro lote de restituição contempla os seguintes grupos prioritários:
Idosos: 2.595.933 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
Professores: 1.105.772 contribuintes que declararam o magistério como principal fonte de renda;
Contribuintes do Rio Grande do Sul: 886.260 declarações de contribuintes gaúchos, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão;
Contribuintes que usaram a chave Pix: 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou usaram a declaração pré-preenchida;
Outros: 258.877 idosos acima de 80 anos e 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Consulta e pagamento
A consulta à restituição pode ser feita no portal da Receita Federal, clicando em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar Restituição". O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também permite a consulta.
O pagamento da restituição será realizado no dia 31 de maio, na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. Caso o valor não seja depositado na conta informada, por exemplo, por conta desativada, o contribuinte poderá resgatá-lo por até um ano no Banco do Brasil.
Mais informações
Para mais informações sobre a restituição do Imposto de Renda 2023, acesse o portal da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.