Notícias→SAÚDE →Cobertura da vacina BCG no Brasil atinge 75,3% em 2024
Cobertura da vacina BCG no Brasil atinge 75,3% em 2024
Mais de três quartos das crianças menores de um ano foram vacinadas contra a tuberculose nos primeiros seis meses do ano
Por João Ricardo
02 de Julho de 2024 às 07:31
Em meio à campanha de conscientização pelo Dia da Vacina BCG, celebrado em 1º de julho, o Ministério da Saúde divulgou dados positivos sobre a cobertura vacinal no Brasil. Nos seis primeiros meses de 2024, 75,3% das crianças menores de um ano receberam a vacina BCG em todo o país.
O imunizante, um dos primeiros aplicados em recém-nascidos brasileiros, é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Em 2023, a cobertura vacinal anual da BCG foi de 79,1%, demonstrando um compromisso contínuo com a saúde infantil no Brasil.
Desde o início de 2023, o Ministério da Saúde vem intensificando ações para fortalecer a cultura de vacinação no país.
Uma das principais iniciativas é a estratégia de microplanejamento, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa estratégia consiste em diversas atividades personalizadas para a realidade local, com foco na sensibilização da população e na facilitação do acesso à vacinação.
Segundo a OMS, em países onde a tuberculose é frequente e a vacina BCG faz parte do programa nacional de imunização infantil, mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa são evitados.
A vacina é segura e eficaz, e deve ser aplicada o mais precocemente possível após o nascimento, em bebês com mais de dois quilos. Caso a aplicação não seja possível na maternidade, a vacina deve ser administrada na primeira visita à Unidade Básica de Saúde (UBS).
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença pode afetar os pulmões, mas também ossos, rins e meninges.
Os principais sintomas da tuberculose pulmonar incluem tosse, que pode conter sangue, falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese noturna.
A tuberculose é transmitida por via aérea, através de pequenas gotículas expelidas por pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar.
Para se proteger da doença, além da vacinação, é importante cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.
Dia da Vacina BCG: Um marco na luta contra a tuberculose
O Dia da Vacina BCG, celebrado em 1º de julho, marca a data de criação do imunizante em 1921, pelos cientistas franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin.
A vacina representou um marco na luta contra a tuberculose, contribuindo significativamente para a redução da mortalidade e morbidade por essa doença em todo o mundo.
Vacinação: Uma responsabilidade coletiva
A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde pública. Manter a carteira de vacinação em dia é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva contra diversas doenças graves.
No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Para mais informações sobre a vacina BCG e outras vacinas do PNI, consulte o posto de saúde mais próximo ou acesse o site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/.