Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
12:04
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→SAÚDE →Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de coqueluche e reforça importância da vacinação

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de coqueluche e reforça importância da vacinação

Além do caso fatal em Londrina, o Paraná também investiga a morte de um bebê de 3 meses em Irati, que pode estar relacionada à coqueluche

Por João Ricardo
30 de Julho de 2024 às 07:36

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo nesta segunda-feira (29) para que grávidas e crianças sejam vacinadas contra a coqueluche. A medida vem após a confirmação da morte de um bebê de 6 meses, em Londrina (PR), por causa da doença, o primeiro óbito registrado no país em três anos.

"É uma doença prevenível por vacina, então recomendamos fortemente a vacinação", afirmou a ministra. Nísia Trindade lamentou o ocorrido e ressaltou a importância da vigilância em relação a agravos à saúde.

Paraná investiga mais um caso

Além do caso fatal em Londrina, o Paraná também investiga a morte de um bebê de 3 meses em Irati, que pode estar relacionada à coqueluche. Os dados oficiais mostram um aumento no número de casos da doença no estado, com 24 registros até a primeira quinzena de junho, comparados a 17 em todo o ano passado.

Crianças pequenas são as mais vulneráveis

A coqueluche, popularmente conhecida como "tosse comprida", é uma doença respiratória altamente contagiosa, especialmente para crianças pequenas. Os principais sintomas incluem febre, mal-estar, coriza e uma tosse seca e intensa, que pode levar a dificuldades respiratórias.

"Na criança pequena é muito característica com aquela respiração que é um guincho, uma falta de ar, um ruído respiratório", explica Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Por que os casos estão aumentando?

O aumento dos casos de coqueluche está relacionado a diversos fatores, como a cobertura vacinal infantil abaixo do ideal, mutações na bactéria causadora da doença e o relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19.

Como se proteger da coqueluche?

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a coqueluche. O esquema vacinal para bebês inclui três doses da vacina pentavalente, aos 2, 4 e 6 meses de idade, e doses de reforço com a vacina tríplice bacteriana, aos 15 meses e 4 anos. Além disso, gestantes e puérperas também devem ser vacinadas.

"A vacinação da gestante e do bebê é a melhor forma de proteção", afirma Kfouri.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA
1.
Ex-companheiro com histórico de violência é preso após tentar invadir casa e se esconder na mata em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Incêndio Florestal Controlado em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Fogo destrói casa no bairro Veneza em Lucas do Rio Verde
MATO GROSSO
4.
Atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros já alcança 70% da população de MT
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto de resíduos em Lucas do Rio Verde
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz