Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Agosto Lilás: Lucas do Rio Verde intensifica ações contra a violência doméstica
Agosto Lilás: Lucas do Rio Verde intensifica ações contra a violência doméstica
A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006
Por João Ricardo
01 de Agosto de 2024 às 07:20
A campanha Agosto Lilás, que marca a luta contra a violência doméstica, ganha força em Lucas do Rio Verde. A Secretaria de Assistência Social e Habitação da cidade está promovendo uma série de atividades para conscientizar a população sobre essa problemática e fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência.
Palestras e grupos de apoio marcam o início da campanha
As ações já começaram nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, com palestras que abordam as consequências da violência doméstica para a sociedade e para as mulheres. Além das palestras, a Secretaria também oferece grupos de apoio para as vítimas, proporcionando um espaço seguro para que elas possam compartilhar suas experiências e receber orientação.
“A Secretaria de Assistência Social e Habitação trabalha o tema não só com mulheres, mas principalmente com homens. Felizmente possuímos em Lucas do Rio Verde uma Rede de Enfrentamento bem fortalecida, e com ela, queremos cada vez mais divulgar os trabalhos de acolhimento e prevenção realizados”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
Canais de denúncia e apoio à disposição da população
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gisele Bellotti, reforçou a importância dos canais de denúncia e apoio disponíveis na cidade. “Além do apoio da Guarda Civil Municipal com a Patrulha Maria da Penha e o botão do pânico, o Núcleo de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica, Criança e Adolescente pela Polícia Judiciária Civil, o Conselho está de portas abertas para acolher essa vítima, orientar e ajudá-la no processo de restabelecimento social”, afirmou.
Como denunciar:
Em caso de ameaças ou qualquer ato de violência doméstica, a vítima pode ligar gratuitamente para:
Patrulha Maria da Penha - 153
Polícia Militar - 190
Polícia Civil - 197
Central de Atendimento à Mulher - 180
Núcleo de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica, Criança e Adolescente - (65) 9218-5931
Onde buscar ajuda:
Casa dos Conselhos: O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está localizado na Av. São Paulo, 80, bairro Alvorada. Telefone: (65) 3548-2541.
Cras: Os Centros de Referência de Assistência Social oferecem atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência.
Cras Território I: Avenida Bahia, n° 236, bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: (65) 3548-2563.
Cras Território II: Rua João Goulart, n° 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42 - Jaime Seiti Fujii. Telefone: (65) 3549-7184.
Sobre o Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher e garantir os direitos das vítimas.