Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
09:03
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→MATO GROSSO →Mato Grosso reforça combate à corrupção com Termo de Cooperação interinstitucional
Imagem: Tonico Pinheiro/Secom-MT

Mato Grosso reforça combate à corrupção com Termo de Cooperação interinstitucional

Governo do Estado, Tribunal de Justiça e órgãos de controle unem forças contra improbidade administrativa e lavagem de dinheiro

Por João Ricardo
21 de Outubro de 2025 às 06:20

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta segunda-feira (20 de outubro), um Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e outros importantes órgãos de controle para intensificar as ações contra a corrupção, a improbidade administrativa e a lavagem de dinheiro no estado.

Pelo Executivo Estadual, a iniciativa envolve a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT). O acordo foi assinado também pelo Ministério Público do Estado (MPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Compromisso com o bem coletivo

O governador Mauro Mendes destacou a relevância do acordo para a integridade do estado. “Quando a gente faz esse esforço, o Tribunal de Justiça liderando esse esforço, eu percebo que ainda existem servidores comprometidos com o combate à corrupção e a defesa do bem coletivo. Aqui, muito mais do que ação, muito mais ou de um ato de cooperação, nós estamos ajudando a transformar positivamente o nosso Mato Grosso”, afirmou.

O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, ressaltou que o termo formaliza um compromisso conjunto para proteger o dinheiro público.

Ações coordenadas pelo CIPP

O Termo de Cooperação será coordenado pelo Comitê Interinstitucional de Defesa do Patrimônio Público (CIPP), presidido pelo desembargador Hélio Nishiyama. As ações previstas no acordo incluem:

  • Capacitação de agentes públicos;

  • Campanhas educativas de conscientização;

  • Criação de um painel para monitorar processos judiciais relacionados aos temas;

  • Compartilhamento seguro de informações entre as instituições signatárias.

O secretário da Sesp, coronel César Roveri, avaliou que a integração entre os poderes e órgãos de controle é fundamental. “Essa integração do poder executivo, com Judiciário, órgãos de controle e outras instituições cria um canal de conexão e velocidade. Esse termo, os cursos que virão, mostram ações efetivas e que com a integração dos poderes conseguimos resultados muito melhores”, pontuou.

Também participaram da assinatura o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca da Costa, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Silveira Maidel, e o controlador-geral do Estado, Paulo Farias.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Parceria entre Prefeitura e cooperativas garante melhorias na Praça dos Migrantes
NACIONAL
2.
IInadimplência de pessoas físicas bate novo recorde e atinge 71,86 milhões de consumidores no país, aponta CNDL e SPC Brasil
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Empresas luverdenses podem participar do concurso “Pinheirinho da Esperança” 2025
LUCAS DO RIO VERDE
4.
GMF encerra inspeções no Norte de Mato Grosso com vistoria no CDP de Lucas do Rio Verde
SAÚDE
5.
Dia D da vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o país
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz