Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
03:41
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→ECONOMIA→Cartão de crédito, contas de água, luz e cheque especial são os principais responsáveis pela inadimplência no Brasil, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

Cartão de crédito, contas de água, luz e cheque especial são os principais responsáveis pela inadimplência no Brasil, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

Contas de internet e telefone são as que os inadimplentes mais priorizam no pagamento. Cheques pré-datados e mensalidades escolares têm os maiores períodos de atraso.

Por João Ricardo
04 de Setembro de 2024 às 11:17

O cartão de crédito (16%), as contas de água e luz (12%) e o cheque especial (10%) são os principais responsáveis pela inadimplência no Brasil, conforme revela uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O estudo entrevistou consumidores inadimplentes há mais de três meses, abrangendo todas as capitais do país.

A pesquisa também identificou quais dívidas levaram os consumidores a terem seus nomes negativados. Cartões de crédito (27%), empréstimos em bancos e financeiras (18%) e crediário (15%) são os tipos de dívida mais comuns entre os inadimplentes.

"O consumidor inadimplente geralmente está em dívida com bancos, cujos juros são elevados. É essencial tomar crédito com responsabilidade, avaliando a capacidade financeira para quitar a dívida e todas as taxas envolvidas. Para sair dessa situação, é fundamental realizar uma negociação eficaz e planejar os pagamentos de forma realista, evitando novos atrasos", orienta José César da Costa, presidente da CNDL.

Contas de internet e telefone são prioritárias para os inadimplentes

A pesquisa revela que os inadimplentes dão prioridade ao pagamento das contas de uso diário que podem resultar em corte de serviços, como internet (66%) e telefone (60%). Em seguida, aparecem as contas de água e luz (57%), TV por assinatura (50%), cartão de crédito (41%) e plano de saúde (41%).

Entre as contas mais comuns para os entrevistados estão o cartão de crédito (84%), contas de água/luz (80%), internet (77%), telefone (75%) e empréstimos em bancos ou financeiras (60%).

As dívidas com maior tempo médio de atraso incluem parcelas a pagar em cheques pré-datados (13 meses), mensalidades escolares ou FIES (12 meses), empréstimos em bancos ou financeiras (9 meses), cartão de crédito (9 meses) e condomínio (8 meses).

"A priorização do pagamento de contas de internet e celular reflete o poder e a importância dessas ferramentas no cotidiano das pessoas. O fundamental é que o consumidor controle seus gastos mensais e mantenha as contas básicas dentro do orçamento planejado. Registrar todos os compromissos financeiros e planejar mensalmente, incluindo gastos extras, proporciona uma visão realista do quanto se pode gastar", aconselha Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.

Veja mais

SEGURANÇA PÚBLICA
1.
Polícia prende homem em flagrante por estupro de vulnerável em Lucas do Rio Verde
SEGURANÇA PÚBLICA
2.
DERF desmantela depósito do crime organizado em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
3.
Desaparecida em Lucas do Rio Verde: Família e Escola Buscam por Estudante de 16 Anos
AGRONEGÓCIO
4.
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026
MATO GROSSO
5.
Colisão na MT-485 em Sorriso: carreta e picape batem durante ultrapassagem
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz