Endividamento impacta no bem-estar dos brasileiros, aponta CNDL
De acordo com o estudo, 82% dos inadimplentes relataram prejuízos à saúde física e mental.
Por João Ricardo
10 de Setembro de 2024 às 11:59
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o endividamento tem impactado diretamente o bem-estar psicológico dos brasileiros. De acordo com o estudo, 82% dos inadimplentes relataram prejuízos à saúde física e mental. Em julho, a Serasa apontou que mais de 72 milhões de brasileiros estavam em situação de dívida.
Entre os efeitos mais comuns relatados pelos inadimplentes, 66% afirmaram ter dificuldades para dormir, 60% perderam o interesse em atividades sociais, 51% notaram alterações no apetite e 26% admitiram recorrer a compras impulsivas como forma de lidar com o estresse.
Para enfrentar essa realidade, especialistas sugerem a adoção de um planejamento financeiro rigoroso. Anotar todos os gastos e criar o hábito de monitorar as finanças é essencial para recuperar o controle sobre o orçamento. Outra recomendação é reavaliar o uso do cartão de crédito, evitando o uso excessivo e descontrolado. Além disso, a educação financeira é apontada como uma ferramenta chave para proporcionar mais tranquilidade e favorecer o planejamento a longo prazo.