Promoções
Notícias
Notícias
AGRONEGÓCIO CIDADES CURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO ENTRETENIMENTOESPORTES GERALLUCAS DO RIO VERDEMATO GROSSO NACIONAL POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA PÚBLICA
ProgramaçãoAnuncie
21:31
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
Notícias
Notícias→AGRONEGÓCIO →Senador Wellington Fagundes discute impactos da “Lei Antidesmatamento” em missão na Europa

Senador Wellington Fagundes discute impactos da “Lei Antidesmatamento” em missão na Europa

Na Holanda, a comitiva da Aprosoja MT tem aproveitado para tratar de assuntos pertinentes como este, que podem impactar o cenário econômico brasileiro.

Por João Ricardo
19 de Setembro de 2024 às 11:46

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) se reuniu nesta quarta-feira (18/09), com o embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel Costa e Silva. O senador, que também é presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), integra a “Missão Europa 2024” realizada pela Aprosoja/MT (Associação dos produtores de soja e milho).

A pauta central do encontro com o embaixador foi a “Lei Antidesmatamento”, que a União Europeia pretende implementar a partir de 30 de dezembro deste ano, proibindo a importação de produtos agropecuários provenientes de áreas desmatadas após 2020, mesmo que o desmatamento tenha ocorrido de forma legal.

Durante a reunião, Fagundes ressaltou a importância de uma análise detalhada e criteriosa antes da entrada em vigor da nova regulamentação. “É fundamental estabelecer uma distinção clara entre produtos provenientes de áreas de desmatamento ilegais e aqueles produzidos em áreas onde o desmatamento é legalmente permitido”, afirmou o senador. Segundo ele, sem essa diferenciação, o setor agropecuário brasileiro pode sofrer graves prejuízos, impactando diretamente a economia e os milhares de empregos gerados pelo agronegócio.

A comitiva destacou que, embora o Brasil tenha avançado em suas políticas de preservação ambiental e combate ao desmatamento ilegal, a nova legislação europeia não considera rigorosas as complexidades e particularidades regionais. “Nossos produtores, que seguem a legislação ambiental brasileira, não podem ser penalizados por uma medida que não faz essa distinção. Precisamos garantir que os critérios sejam justos e equilibrados”, defendeu o senador.

Fagundes e os representantes da Aprosoja pediram ao embaixador que atue de forma incisiva para defender os interesses dos produtores brasileiros, principalmente aqueles que estão em conformidade com a legislação ambiental. A preocupação é que a “Lei Antidesmatamento” gere uma barreira comercial desproporcional, afetando qualidades nas exportações do Brasil para o bloco europeu, uma das principais rotas de escoamento de produtos agrícolas.

Com a implementação da lei se aproximando, as discussões em torno da regulamentação já ganham grande repercussão no Congresso Nacional. Nesta semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também solicitou que o governo federal avance nas negociações com as autoridades europeias, buscando garantir que os produtores brasileiros não sejam prejudicados.

 Na Holanda, a comitiva da Aprosoja MT tem aproveitado para tratar de assuntos pertinentes como este, que podem impactar o cenário econômico brasileiro.

Veja mais

LUCAS DO RIO VERDE
1.
Homem mata esposa e fere filha de 7 anos a facadas em Lucas do Rio Verde
LUCAS DO RIO VERDE
2.
Supercopa Mato Grosso está com inscrições abertas em Lucas
SEGURANÇA PÚBLICA
3.
Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furtos e desvios de mais de R$ 20 milhões em cargas de soja e milho em MT
LUCAS DO RIO VERDE
4.
Prazo para pagamento do IPTU com 15% de desconto segue até sexta-feira (4)
LUCAS DO RIO VERDE
5.
Incêndio em área urbana de Lucas do Rio Verde é controlado pelo Corpo de Bombeiros
© 2025, Agro FM.
Todos os direitos reservados.
Das Acacias, 2205, -W, Parque das Emas, Lucas Do Rio Verde - MT, 78455000
negocios@agrofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz
AO VIVO
Agro FM - Feita Pra Quem Faz