Notícias→MATO GROSSO →Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 34 incêndios florestais nesta sexta-feira
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 34 incêndios florestais nesta sexta-feira
Mais de mil bombeiros e brigadistas atuam no combate ao fogo em todo o estado, com o apoio de órgãos federais e estaduais.
Por João Ricardo
21 de Setembro de 2024 às 09:08
Nesta sexta-feira (20.09), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 34 incêndios florestais espalhados por várias regiões do estado. Mais de mil bombeiros estão atuando em regime de revezamento, com o apoio de brigadistas contratados pelo Estado e agentes de órgãos federais.
O incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, foi controlado. As equipes seguem combatendo incêndios no Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, próximo à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, próxima à Terra Indígena Tereza Cristina. Outras cidades em alerta incluem Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sorriso e Cáceres, entre outras.
Além do Corpo de Bombeiros, as ações contam com a colaboração da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Ciosp, Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Monitoramento e apoio do Batalhão de Emergências Ambientais
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) também realiza o monitoramento de incêndios em diversas fazendas e áreas indígenas no estado. Entre as áreas monitoradas estão a Fazenda Dona Mercedes, em União do Sul; a Fazenda Palmasola, em Nova Ubiratã; e a Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo. No entanto, em territórios indígenas, a atuação do Corpo de Bombeiros depende da autorização de órgãos federais.
De acordo com o BEA, todos os incêndios em combate estão sendo monitorados para orientar as equipes em campo. O órgão reforça que a estiagem severa e a baixa umidade do ar têm sido grandes responsáveis pela propagação rápida das chamas. O Corpo de Bombeiros pede à população que colabore, respeitando o período proibitivo de queimadas, e orienta que denúncias sejam feitas pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos e focos de calor
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 161 incêndios florestais em 47 municípios. Entre as cidades que enfrentaram grandes focos de incêndio estão Chapada dos Guimarães, Cáceres, Sinop, Sorriso e Rondonópolis.
Ainda nesta sexta-feira, foram registrados 324 focos de calor em Mato Grosso, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desse total, 116 focos estavam na Amazônia, 111 no Cerrado e 97 no Pantanal. O Corpo de Bombeiros lembra que nem todos os focos de calor representam um incêndio, mas eles podem ser o início de um foco maior, que requer atenção imediata.