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Notícias→EDUCAÇÃO →MAIS DA METADE DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA NÃO SABEM LER

MAIS DA METADE DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA NÃO SABEM LER

56% DAS CRIANÇAS NÃO FORAM ALFABETIZADAS NA FAIXA ETÁRIA ESPERADA.

Por Claudinei Sorce
31 de Janeiro de 2024 às 07:21

Mais da metade das crianças brasileiras que cursam o segundo ano do ensino fundamental da rede pública não sabem ler.
A constatação é do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, e foi feita com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, de 2021.

Segundo o Unicef, 56% das crianças de sete anos que frequentam a rede pública de ensino não foram alfabetizadas na faixa etária esperada.
Além disso, há outras milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.
O Unicef diz que o cenário, que já era preocupante antes da pandemia de covid-19, piorou com a crise sanitária.
Isso porque, o percentual de crianças não alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública saltou de 39,7% em 2019 para 56,4% em 2021.

O órgão ligado à ONU vê urgência no enfrentamento desse desafio e avalia que duas estratégias precisam ser adotadas: a primeira é investir em práticas pedagógicas de qualidade, voltadas à alfabetização das crianças que estão chegando agora aos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que aprendam a ler e escrever na idade certa.

A segunda é implementar propostas de recomposição das aprendizagens voltadas a aqueles estudantes que não aprenderam a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental, e agora precisam de um apoio específico para aprender, recuperar o tempo perdido e avançar.
Diversos estudos já provaram que o atraso na alfabetização causa danos profundos.

Além de problemas socioemocionais, causa também prejuízos na escolaridade como um todo e, consequentemente, taxas mais altas de reprovação e uma tendência ao abandono escolar.
Além disso, acaba refletindo, na vida adulta, em piores condições de emprego e renda



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