Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Lucas do Rio Verde instala placas de orientação para tutores de pets nos lagos da cidade
Lucas do Rio Verde instala placas de orientação para tutores de pets nos lagos da cidade
Iniciativa da Prefeitura e Sicredi Ouro Verde MT visa conscientizar população sobre uso de coleiras e recolhimento de sujeira em espaços públicos
Por João Ricardo
30 de Outubro de 2024 às 09:27
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Sicredi Ouro Verde MT, instalou cinco placas nos dois principais lagos da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto de coleiras em pets e a responsabilidade de recolher a sujeira dos animais.
Três dessas placas foram fixadas no Lago Ernani José Machado, enquanto as outras duas foram colocadas no Lago Harry Muller.
Três dessas placas foram fixadas no Lago Ernani José Machado, enquanto as outras duas foram colocadas no Lago Harry Muller.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o foco da iniciativa é garantir passeios seguros para animais e tutores. "As placas foram instaladas para sensibilizar a população sobre a importância de passear com o pet de forma segura, conforme a legislação vigente, que exige que o animal esteja preso à coleira", destacou.
O uso de coleiras, além de evitar acidentes como fugas ou possíveis agressões, também diminui o risco de incidentes, como atropelamentos, especialmente em áreas movimentadas. Outro ponto importante abordado pela Secretaria é a necessidade de os tutores levarem sacolas para recolher as fezes dos animais, contribuindo para a limpeza e a boa convivência em espaços públicos.
As placas foram colocadas em formato de osso, com o intuito de minimizar o impacto visual e se integram à paisagem dos lagos. "Essa era uma demanda antiga da população, e agora, com a parceria do Sicredi, conseguimos concretizar esse trabalho", completou Palis.
A ação está de acordo com a Lei Complementar nº 245, de abril de 2023, que regula o Código de Vigilância Sanitária. O artigo 222 da lei proíbe a circulação de cães sem coleira e focinheira em locais públicos onde há trânsito de pessoas. A intenção da Prefeitura é expandir o projeto para outros espaços, como praças e parques da cidade.