Notícias→LUCAS DO RIO VERDE→Lucas do Rio Verde é certificada com Selo UNICEF por avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes
Lucas do Rio Verde é certificada com Selo UNICEF por avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes
Município supera média nacional nas áreas de assistência social, educação e saúde, consolidando impacto positivo entre 2021 e 2024.
Por João Ricardo
11 de Dezembro de 2024 às 11:15
Lucas do Rio Verde recebeu, na última semana, o certificado do Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O município destacou-se ao superar a média nacional em áreas essenciais como assistência social, educação e saúde durante o período de 2021 a 2024.
A cerimônia de entrega do certificado aconteceu em Cuiabá e contou com a presença de representantes municipais, incluindo a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Fabiana Vaz, e a articuladora e secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti.
“Essa vitória não é só nossa, mas de toda a rede de serviços que participou direta ou indiretamente. O fortalecimento do trabalho intersetorial e o planejamento foram cruciais para alcançarmos os resultados positivos que beneficiam nossas crianças e adolescentes”, destacou Gisele Bellotti.
O NUCA também teve um papel fundamental. Fabiana Vaz, mobilizadora do grupo, enfatizou a importância da participação ativa dos jovens: “A proposta sempre foi dar voz a eles, para que se tornassem protagonistas. O crescimento em habilidades como liderança e participação em debates é visível.”
Entre as ações realizadas em Lucas do Rio Verde, destacam-se:
- **Assistência Social:** atenção à primeira infância, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e acompanhamento familiar.
- **Educação:** busca ativa para inclusão escolar, garantia de permanência e melhoria no ensino.
- **Saúde:** promoção de saúde e vacinação, com foco na redução da mortalidade infantil e promoção do bem-estar.
No estado de Mato Grosso, 12 municípios foram certificados, incluindo Sinop, Primavera do Leste e Tangará da Serra. Lucas do Rio Verde consolida-se como referência na aplicação de políticas públicas que promovem o futuro das novas gerações.