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Miguel Vaz participa de inauguração de ponte ferroviária e destaca papel estratégico de Lucas do Rio Verde na logística nacional
Prefeito integrou comitiva do governador Mauro Mendes na entrega da maior ponte da 1ª Ferrovia Estadual do país; obra conecta Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e promete transformar a competitividade logística de Mato Grosso
Por João Ricardo
03 de Junho de 2025 às 09:33
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, participaram nesta segunda-feira (2) da solenidade de inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis. A estrutura faz parte da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil, projeto pioneiro que promete transformar o cenário logístico de Mato Grosso. A comitiva contou com a presença do governador Mauro Mendes e outras autoridades.
Com 460 metros de extensão e 12 vãos, a ponte ferroviária inaugurada é a maior das 22 previstas no traçado da ferrovia construída pela empresa Rumo. O projeto também contempla 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis — compondo o maior empreendimento ferroviário em execução atualmente no país.
Além da inauguração da ponte, a comitiva visitou o canteiro de obras da ferrovia, viabilizada com recursos privados e autorização do Governo de Mato Grosso. O objetivo principal é reduzir os custos logísticos da produção agroindustrial e ampliar a competitividade econômica estadual.
Durante a visita, Miguel Vaz destacou a importância histórica da chegada da ferrovia para o Estado e, em especial, para a região Centro-Norte, onde está localizado Lucas do Rio Verde — município que será atendido diretamente por um dos ramais ferroviários.
“Não dá pra pensar um estado como o de Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos, soja, milho, algodão do Brasil, sem ferrovia. A rodovia foi muito importante até agora, mas agora é praticamente impossível pensar em desenvolvimento sem ferrovia”, afirmou o prefeito.
Miguel Vaz também defendeu a integração de outros projetos ferroviários que atravessam o estado.
“Para nossa região, para o Centro-Norte de Mato Grosso, não é importante somente essa ferrovia que visitamos hoje, mas também os demais projetos como a FICO e, futuramente, a Ferrogrão. É assim que vejo o Estado se tornando mais competitivo e gerando riqueza para os mato-grossenses e para o Brasil”, completou.
A 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de extensão, com dois ramais principais: um entre Rondonópolis e Cuiabá; outro conectando Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Ao todo, o traçado passará por 16 municípios e será interligado à malha ferroviária nacional, permitindo o escoamento direto da produção mato-grossense até o Porto de Santos. O primeiro terminal da ferrovia deverá entrar em operação em 2026.
A inclusão de Lucas do Rio Verde nesse novo corredor logístico reforça o papel do município como um dos principais polos de produção e inovação do agronegócio brasileiro — agora ainda mais conectado ao futuro.